Equipe de vela disputa etapa final do Paulistão

Rafael Soares e Leandro Moreira lideram a competição estadual

Por Fabricio Tinêo | 5/3/2009

Neste sábado e domingo (7 e 8), na Represa de Guarapiranga, em São Paulo, atletas da equipe Navega São Paulo de Praia Grande, orientados pelo professor Silvio Bello, disputam a segunda e decisiva etapa do Campeonato Paulista de Vela, classe dingue.

Após a etapa inicial da disputa (realizada dias 14 e 15 de fevereiro), os praiagrandenses Rafael Soares, 19 anos, e Leandro Moreira, 20, lideram a competição. Os atletas já haviam competidos juntos na temporada passada, quando faturaram a medalha de ouro na 29ª Regata do Colégio Naval da Marinha Brasileira.

Soares está em busca do tetracampeonato estadual. Ao lado de outros velejadores, ele sagrou-se tricampeão estadual em 2008, 2007 e 2006. Ano passado, Rafael ganhou ainda a Semana de Vela de Ilhabela. Há três anos, faturou a tradicional Regata de Paraíbuna (oitava edição). Leandro, também com outro parceiro, saiu vitorioso da Semana de Vela de Ilhabela de 2008, na categoria veterano (quem já disputou campeonato brasileiro).

Mais – Ainda no Paulistão de Vela, na classificação geral, Tiago Santana e Natalia Barbosa ocupam a terceira posição. Igor Carvalho e Juan Carlos estão em quinto lugar. A segunda e última etapa do Paulistão ocorre no dia 14 de março, novamente, na Capital. Os velejadores recebem comando técnico de Silvio Bello.

A divisão série A reúne a elite do esporte. Os barcos da classe dingue definem-se como monotipos, ou seja, construídos com desenho único, sendo que todas as medidas e pesos (casco, leme, bolina ou quilha falsa, mastreação, velame), são rigorosamente iguais. O evento tem organização da Federação de Vela do Estado de São Paulo (Fevesp).

Abertura – No último final de semana (28 e 1º), na Represa de Guarapiranga, ocorreu a 52ª Regata de Abertura do Estado, organizada pelo São Paulo Yacht Clube e com apoio da Federação Paulista de Vela. Mais de 160 barcos participaram.

Sob sol forte, a garotada de Praia Grande obteve bons resultados. Na classe holder, Max Gondo e Daniella Faggiane venceram. Juan Carlos Santos e João Borges ficaram em segundo e terceiro lugares. Willian Cícero e José Carlos de Souza terminaram nas quinta e sexta posições. Na dingue, Igor Carvalho e Leandro Moreira faturaram a medalha de ouro. Eugênio Silva e Sidnei Campos asseguraram a prata. Alex Mena Barreta e Tatiana Guimarães levaram a de bronze.

Curso – O curso de verão do Navega São Paulo de Praia Grande está reaberto. Os interessados, maiores de oito anos, devem comparecer das 10 às 15 horas no galpão na Rua Paulo Sérgio Garcia, s/nº, ao lado do portal de entrada da Cidade. As atividades ocorrem as terças, quartas e sextas, das 10 às 15 horas.

O Navega São Paulo utiliza esportes náuticos (remo, vela e canoagem) como ferramentas de inclusão social para jovens de 12 a 15 anos, estudantes da rede pública de ensino. Além das aulas específicas de cada modalidade, o aluno recebe reforço alimentar, uniforme e noções de navegação, marinharia, cidadania e meio ambiente.