Praia Grande tem mais de 20 projetos apresentados no Icloc

Congresso reuniu boas práticas pedagógicas de todo o País

Por Daniel Elias | 16/5/2016

A Secretaria de Educação (Seduc) fez sucesso no VIII Congresso do Instituto Cultural Lourenço Castanho (Icloc) de Práticas na Sala de Aula. No último sábado (14), no Colégio Dante Alighieri, em São Paulo, 28 profissionais da Seduc apresentaram 22 projetos pedagógicos desenvolvidos na rede municipal de ensino. Entre as iniciativas estavam Pedagogia Comunitária e HTPI Online, além de trabalhos como Semana dos Contos de Terror, da EM Antônio Peres Ferreira, e Vem Passarinhar, do Departamento de Educação Ambiental (DEA).

O Congresso Icloc de práticas na Sala de Aula serve como um espaço para discussão de ideias e ações com objetivo de aprimorar a educação no Brasil. Para a edição deste ano, 7450 práticas de sucesso de escolas públicas e particulares de todo o País foram inscritas. Neste universo, os 22 projetos de Praia Grande estavam inseridos entre 649 trabalhos apresentados durante o Icloc.

Um dos projetos apresentados no Icloc foi o Pedagogia Comunitária. A diretora de Divisão de Ação Comunitária, Valkíria Medeiros, e a pedagoga comunitária das EMs Ronaldo Sérgio Alves Lameira Ramos e Dorivlado Francisco Loria (Bairro Sítio do Campo), Simone Mota Pera, tiveram a responsabilidade de compartilhar a iniciativa pioneira no País. “Trata-se de um trabalho realizado em rede com os demais órgãos do Município e serve de exemplo outras cidades”, afirmou Valkíria.

O Pedagogia Comunitária teve início em 2005 e, desde então, as escolas municipais contam com o trabalho de um profissional que visa transformar a comunidade em aliada no processo educativo. Cada bairro tem um ou mais pedagogos responsáveis por promover ações de aproximação entre família e escola, pais e alunos, transmitindo-lhes a consciência do quanto isso é importante.

Inspirada no programa Cidade Escola Aprendiz, criado por Gilberto Dimenstein, um dos jornalistas mais respeitados do país, a iniciativa já conquistou reconhecimento como o Prêmio Comunidade em Ação, em 2013. “Ficamos felizes quando vemos a reação das pessoas ao final das apresentações. Onde levamos o Pedagogia Comunitária sempre deixamos uma semente e pessoas interessadas em participar”, destacou Simone.

Inovação - Outra iniciativa que despertou interesse dos espectadores foi o projeto Horário de Trabalho Pedagógico Individual (HTPI) Online. A palestra foi realizada pela Diretora da Divisão de Formação e Aperfeiçoamento, Marilena Ferreira. A apresentação ocorreu em parceria com o diretor, Rafael Vinícius Turlão, e a responsável por Análise e Desenvolvimentos de Sistemas, Camila Aparecida da Silva Santos, ambos do Departamento “Ficamos felizes em despertar a curiosidade das pessoas no nosso trabalho. Mostra que estamos no caminho certo”, enfatizou Marilena.

O HTPI Online tem a finalidade de facilitar a rotina do professor permitindo que o docente realize o período destinado ao aprimoramento profissional individual, na própria residência e no horário que preferir. Para efetuar o HTPI, o profissional entra com login e senha numa plataforma específica hospedada no site Cidadão PG (cidadaopg.sp.gov.br), onde ficam conteúdos pedagógicos diversos (em texto ou vídeo) atualizados quinzenalmente.

Após estudar o conteúdo, o docente responde a um questionário e posta comentários. Posteriormente, sua participação é validada pelo Assistente Técnico Pedagógico (ATP) da escola. Os materiais são postados pelas várias divisões pedagógicas da Seduc. “O público do Icloc, em sua maioria, vem de escolas particulares. Por isso, perceber a cara de surpresa de alguns com os 22 projetos que apresentamos deixa-nos muito satisfeitos”, disse Marilena Ferreira.

Balanço – Os projetos Vem Passarinhar, apresentado pela diretora de Departamento de Educação Ambiental, Eliane Queiroz, e pelo professor Leonardo Casadei, também teve destaque no VIII Congresso do Icloc de Práticas na Sala de Aula. Outra iniciativa elogiada foi a Semana dos Contos de Terror, realizada pela auxiliar de biblioteca da EM Antônio Peres Ferreira, Daniela Gurgel.

Para a subsecretária de Gestão Pedagógica da Secretaria de Educação, Cida Cubília, a participação de Praia Grande no Icloc dá destaque à qualidade no ensino oferecido na rede municipal de ensino. “Tenho certeza que mais projetos podiam estar aqui, representando a Seduc. Além disso, pelo que vi das outras entidades de ensino, o trabalho realizado por nós não fica para trás”, definiu.