Mutirão Cartão SUS cadastra quase 700 usuários

Cadastramento continua nas unidades de saúde

Por Ana Flávia Scarelli | 4/10/2005

A Secretaria de Saúde Pública de Praia Grande (Sesap) cadastrou 685 usuários do Cartão Nacional de Saúde durante o I Mutirão Cartão SUS. O Centro de Especialidades Médicas e Ambulatoriais (Cemas) abriu em esquema de plantão, das 9 às 16 horas, no último sábado, exclusivamente para este atendimento.

Segundo Cleber Suckow Nogueira, da Divisão de Faturamento SUS, da Sesap, foram cadastrados 494 usuários com a numeração provisória e 191 com a identificação definitiva. Cleber explicou que a carteira definitiva foi entregue àqueles que já haviam sido cadastrados por agentes de saúde ou por terem passado por consulta médica.

Cartão SUS – O Cartão Nacional de Saúde é um documento de identificação pessoal. Traz nome, data de nascimento, sexo e município de residência do cliente do SUS. Parecido com os cartões de crédito, é um instrumento que vincula o atendimento no Sistema Único de Saúde ao usuário, ao médico e também à unidade de saúde onde foi realizado.

Em breve, quando todo o sistema estiver implementado, o paciente que der entrada em qualquer estabelecimento de saúde que preste serviço ao SUS, deve passar o cartão magnético no terminal de atendimento para que seja emitido um boleto clínico do usuário.

Exames – O cartão é necessário para procedimentos que exigem autorização prévia, como tomografia, ressonância magnética, mamografia, internação hospitalar e outros exames de média e alta complexidade, de acordo com o cronograma estabelecido pelo Ministério da Saúde.

Praia Grande está em dia com o cadastramento. No site do Ministério da Saúde são aproximadamente 104 mil cadastrados. Mas com base em dados do Município, já são mais de 120 mil. Até o final do ano, todos os munícipes, em qualquer situação, terão de possuir o Cartão SUS.

Cadastramento – O mutirão foi organizado para atender principalmente os usuários que não possuem tempo para se cadastrar nas unidades de saúde durante a semana. Mas não foi o único dia de inscrição. O cadastramento continua a ser feito nas seguintes unidades:

Centro Atendimento Psicossocial - CAPS II, Rua Cidade de Santos, 89, Boqueirão, telefone 3473-4990;

Cemas – Centro de Especialidades Médicas e Ambulatoriais, Avenida Presidente Kennedy, 1.491, Guilhermina, 3474-6094;

Núcleo de Reabilitação Física e Mental Henry, Avenida Guilherme Penteado de Campos, s/nº, Mirim, 3472-1520;

Hospital de Praia Grande, Avenida São Paulo, nº 1014, Boqueirão, 3476-4400;

Usafa São Jorge, Avenida dos Trabalhadores, nº 4242, Vila São Jorge, 3481-4463;

Usafa Quietude, Rua Manoel Sampaio Seabra Pereira, nº 29502,
Jardim Quietude, 3471-1224;

Usafa Ribeirópolis, Rua Esmeraldo Tarquínio, s/nº, Jardim Ribeirópolis, 3477-3082;

Usafa Real, Avenida Presidente Kennedy, s/nº (esquina com Rua das Begônias), Flórida, 3493-8532;

Usafa Vila Alice, Rua Renata Câmara Agondi, Quietude, 3472-9976; e

Departamento de Avaliação e Controle da Sesap, Avenida Presidente Kennedy, nº 8850, Mirim, 3496-2400.

Para se inscrever, o usuário deve comparecer a uma das unidades munido de documento de identidade com foto ou certidão de nascimento/casamento. Para evitar filas, pode-se telefonar para os postos e conferir o melhor horário de atendimento.

A Sesap estuda organizar um II Mutirão de Cadastramento dentro de 60 dias, provavelmente no Bairro Trevo. Para realizar o primeiro mutirão, a Sesap contou com o apoio de 17 estagiários da Faculdade do Litoral Paulista (Fals) e da Guarda Civil Municipal de Praia Grande.