Setor Ambiental de PG recebe doação de equipamentos para manejo de fauna
Material foi entregue pela IFAW, instituição voltada à proteção animal
Por: LUDMILA PILIPAVICIUS MTB: 29.204 | 18/07/2025
O Setor de Proteção Ambiental (Sepam), que integra a Guarda Civil Municipal (GCM) de Praia Grande, recebeu uma importante doação na quinta-feira (17). Equipamentos para o manejo de animais e também para a proteção individual dos agentes foram doados pela IFAW – International Fund for Animal Welfare (Fundo Internacional para o Bem-Estar Animal).
Foram entregues 10 kits de EPI (equipamento de proteção individual); caixas para transporte de animais com capacidade para até 30 Kg com padrão internacional; material de desinfecção; e materiais de captura e manejo de animais, como puçá e cambão. Além disso, foi disponibilizado um manual com procedimentos para cinco tipos de animais (pássaros, macacos, peixes ornamentais e tartarugas terrestres e de água doce) com boas práticas de como proceder com um animal apreendido.
De acordo com o inspetor-chefe do grupamento, Fábio Barbatano Marques, o material será de extrema importância para as ações realizadas na Cidade e serão suficientes para suprir por cerca de quatro anos as demandas da Guarda Ambiental relacionadas à fauna. “Esse tipo de ocorrência é a nossa segunda principal demanda. Vai garantir a continuidade de um trabalho de qualidade e representa economia aos cofres públicos”, destacou, observando que os equipamentos estão avaliados em cerca de R$ 67 mil.
Para se ter uma ideia da importância do trabalho realizado, até junho deste ano, o setor havia resgatado 102 animais silvestres, muitos deles em situação de tráfico, e 10 animais marinhos.
O biólogo Murilo Rainha Pratezi, representante da IFAW, explicou que quando o Brasil foi contemplado pela organização não governamental para implantar o projeto de apreensão de animais e capacitação de fiscais ambientais, em 2023, logo pensou na Guarda Ambiental, que ele já conhecia principalmente por residir na Cidade. “Já tinha conhecimento de como é feito o trabalho da Guarda Ambiental na Cidade e da sua importância e o quanto esse material poderia ajudar ainda mais nas ações, principalmente relacionadas ao tráfico de animais”.
O subsecretário de Assuntos de Segurança Pública, Alexandre Gallo Rodrigues, participou da entrega, que aconteceu na sede da Guarda Ambiental, localizada na Área de Lazer Ézio Dall’Ácqua, o Portinho, representando o secretário Maurício Vieira Izumi. “Esse tipo de colaboração solidifica o trabalho que já vem sendo realizado. Agradecemos a IFAW e parabenizamos pela iniciativa”, reforçou Gallo.
Sobre a IFAW - É uma organização não governamental, fundada em 1969 pelo ativista Brian Davies, dedicada à proteção de animais em todo o mundo, trabalhando em diversas áreas, como conservação de espécies ameaçadas, combate ao tráfico de animais, bem-estar animal em áreas de desastre e educação sobre o tema.