Abertas inscrições para eleição do Grupo Setorial de Coordenação da Baixada Santista do Gerenciamento Costeiro

Entidades da sociedade civil podem se cadastrar até dia 18 de novembro

Por Ludmila Pilipavicius | 8/11/2023

Foto Indisponivel

O Grupo Setorial de Coordenação da Baixada Santista do Estado de São Paulo (GS-BS), do Gerenciamento Costeiro (Gerco), abriu o processo de eleição das entidades da sociedade civil para o período 2023-2025. O cadastramento pode ser feito até dia 18 de novembro e a eleição acontece no dia 13 de dezembro, na cidade de Santos.

Serão escolhidos 9 titulares e 9 suplentes de entidades não governamentais com atividade comprovada na Baixada Santista das seguintes esferas de atuação: a) universidades, institutos de ensino superior e entidades de pesquisa e desenvolvimento tecnológico; b) entidades de defesa do meio ambiente; c) entidades representativas dos setores econômicos; d) entidades representativas dos pescadores; e) entidades representativas de povos e comunidades tradicionais; f) entidades representativas de associações comunitárias e de defesa de interesses sociais; g) entidades representativas de direitos difusos; h) entidades de defesa de interesses profissionais; i) entidades representativas da esfera de esporte, lazer e turismo; j) entidades representativas dos aquicultores.

Todas as informações a respeito da eleição e a ficha de cadastramento podem ser acessadas no edital disponível no portal do Gerco no endereço https://semil.sp.gov.br/sma/gerco por onde também é possível enviar os documentos necessários.

O Gerenciamento Costeiro, mais conhecido como GERCO, é um conjunto de ações, procedimentos e instrumentos para a gestão dos recursos naturais da zona costeira, de forma integrada e participativa, visando a melhoria da qualidade de vida das populações.

A zona costeira paulista é composta por ambientes frágeis e complexos, frutos da interação entre ar, mar e terra, abrigando a maior parte dos remanescentes de Mata Atlântica do estado.

Cada um dos setores da Zona Costeira paulista (Litoral Norte, Baixada Santista, Complexo Estuarino-Lagunar de Iguape e Cananeia e Vale do Ribeira) conta com um GRUPO SETORIAL, colegiado responsável pelo gerenciamento costeiro.

A Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, do governo do Estado, coordena a implementação, articulação e monitoramento dos instrumentos previstos no Gerenciamento Costeiro.