Ação Global oferecerá atendimento jurídico

Número de voluntários supera limite previsto

Por | 26/4/2007

As pessoas que procurarem por atendimento jurídico no Ação Global poderão sair de lá já com advogado nomeado para representá-las perante o Poder Judiciário. A novidade foi anunciada pelo presidente da 132ª Subsecção da OAB, Roberto Araújo, na manhã de hoje (26), quando organizadores do evento reuniram-se na Câmara com dezenas de entidades participantes para acertar últimos detalhes. Programa do Sesi e da Rede Globo de Televisão, em parceria com o Sistema Fiesp e apoio da Prefeitura, o Ação Global será realizado dia 5 de maio, das 9 às 17 horas, no Centro de Eventos do Boqueirão, em Praia Grande.

Até o momento, mais de 1.300 pessoas se apresentaram como voluntários, conforme revelou o diretor do Sesi de Santos, Lauro Antonio Gotardi. “A adesão foi surpreendente. Chegamos ao ponto de não poder mais aceitar novos inscritos”. O Ação Global limita em mil o número de voluntários.

Cerca de cem tipos de serviço serão oferecidos pelo projeto, um mutirão de cidadania voltado à comunidade de baixa renda. “Durante um dia inteiro, Sesi, Rede Globo e inúmeros parceiros somam esforços para oferecer serviços nas áreas de Educação, Saúde, Nutrição, Cultura, Profissionalização, Esportes, Lazer, Cidadania, Orientação Jurídica e documentação para a população carente”, detalhou Gotardi, que coordenou o encontro.

Na abertura da reunião, o diretor do Sesi fez questão de ressaltar “o empenho das várias secretarias da Prefeitura para que o evento seja um sucesso”. Da mesa de trabalhos fizeram parte, entre outros, o subsecretário de Relações Empresariais, André Ursini, e o coordenador de Ação de Cidadania, Itamar Marciano, ambos da Prefeitura; e Carlos Peixoto, assistente de Programação da TV Tribuna, afiliada da Rede Globo na região.

Após a reunião, os representantes das secretarias municipais, concessionárias de serviços, clubes de servir e ONGs, entre outros participantes, caminharam até o Centro de Eventos, localizado em frente ao prédio do Legislativo. Toda a área (interna e externa) será utilizada: serão cerca de 4 mil m², incluindo a Rua Luiz Antonio de Andrade Vieira, onde fica o pavilhão. A via será fechada ao tráfego de veículos. São esperadas cerca de 60 mil pessoas.

Direito – O atendimento de orientação jurídica é um dos serviços do Ação Global. O presidente da OAB local explicou que 22 advogados trabalharão nesse dia: dois na coordenação e dez revezando-se nos períodos da manhã e tarde. “São profissionais dos mais qualificados para dar as orientações necessárias em todas as áreas do Direito”.

Segundo Araújo, o interessado em obter o atendimento deve levar o máximo de informações e documentação a respeito da sua demanda jurídica. “Conforme o caso e havendo necessidade, a pessoa já sairá de lá com advogado nomeado”. A assistência jurídica gratuita é assegurada somente a quem tem renda mensal líquida de até três salários mínimos (R$ 1.140,00).

Outra novidade do Ação Global em Praia Grande será a presença da Turma da Mônica, com show para a garotada. A vinda do grupo foi acertada em função da parceria da Prefeitura com a Maurício de Souza Produções, que construirá o Turma da Mônica Parque Resort no Município. A empresa vai colaborar também com a distribuição de mil exemplares de gibis.

Serviços – Na área da Saúde haverá um verdadeiro “check up” gratuito. No local estarão de plantão médicos, odontologistas, enfermeiros e auxiliares de enfermagem. Haverá aferição de pressão arterial e testes de obesidade, glicemia, colesterol e triglicérides. E mais: exame bucal para adultos, odontologia para bebês e gestantes, orientação psicológica e testes de audição e visão em crianças e adolescentes.

Após fazer os exames, o paciente será encaminhado a um médico para receber orientação sobre alimentação e a importância de se cultivar hábitos saudáveis. Casos de hipertensão, colesterol elevado ou qualquer outra doença detectada serão encaminhados para tratamento.

Os visitantes também serão informados sobre como se proteger contra doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), Aids, hepatites, tuberculose e hanseníase. Estandes divulgarão a Campanha Municipal por Ambientes Livres de Tabaco e projetos do Setor de Controle de Zoonoses. Até mesmo o Cartão SUS poderá ser feito no local.

A Prefeitura aproveitará o evento para esclarecer aos usuários como funciona o sistema de Saúde, com a apresentação da estrutura o fluxograma de funcionamento. A rede de Praia Grande é composta por 15 Unidades de Saúde da Família (Usafas), cinco unidades básicas (UBS ou multiclínica), o Centro de Especialidades Médicas e Ambulatoriais (Cemas), três prontos-socorros e o Hospital Municipal.

Aulas de culinária, com receitas de baixo custo, e dicas de higiene estão previstas na área de Nutrição.

Um dos serviços mais procurados é o de documentação. Será possível obter cédula de identidade e carteira de trabalho (primeira via), incluindo fotos gratuitas. Os organizadores enfatizam que as fotos são exclusivas para esses documentos. Várias escolas de cabeleireiros oferecerão corte de cabelo.

Em Educação, a programação inclui iniciação à alfabetização de jovens e adultos, aulas sobre contos e de cidadania e qualidade de vida. Apresentações musicais, brinquedos infláveis, cama elástica e atividades recreativas animarão o público dentro das áreas de Cultura, Esporte e Lazer, que terá também testes de flexibilidade física e cálculo de Índice de Massa Corpórea (IMC).

Emprego - Quem procura uma vaga no mercado profissional poderá obter orientação. Haverá estande do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT). A Secretaria de Promoção Social (Sepros) também divulgará os serviços do Banco do Povo Paulista, que oferece financiamento para empreendedores. Mantido em parceria com a Secretaria de Estado de Emprego e Relações de Trabalho (Sert), o PAT de Praia Grande promove a intermediação de mão-de-obra, sendo responsável pelo cadastramento de mais de 22 mil candidatos. Haverá ainda orientação sobre como o candidato a uma vaga deve se portar em entrevistas e em contatos iniciais.

O Ação Global divulgará ainda o trabalho da Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades (Sutaco). O órgão realiza o cadastro de artesãos, expede identificação profissional e promove atividades de promoção, divulgação e comercialização de artesanato em feiras organizadas.

O trabalho da Sepros nas unidades do Programa de Integração e Cidadania (PIC) e na Escola de Trabalho Elvira Fernandes de Lima para geração de renda também será mostrado. A Sepros vai ainda montar uma Loja da Cidadania, que comercializa a produção dos alunos daqueles cursos.

Dois ônibus double deck (dois pisos) vão realizar passeios turísticos gratuitos com a duração de 45 minutos. Os interessados poderão se inscrever no estande da Secretaria de Turismo (Setur). Haverá saídas às 10, 12, 14 e 16 horas.

Casamento – Uma das atividades que mais chama a atenção no Ação Global é o casamento comunitário. A cerimônia está marcada para as 11 horas. Serão cem casais a receber a certidão de casamento, com direito a bolo e refrigerantes para os convidados e sorteio de brindes.

A montagem da estrutura do Ação Global começa esta segunda-feira (30) e deve estar pronta sexta-feira (4), véspera do evento.