PG solicita ao Governo Federal a construção de mais 600 unidades habitacionais

Imóveis serão voltados para atender pessoas em áreas de risco

20/12/2024

 

 

A área da Habitação se mantém entre as prioridades da Prefeitura de Praia Grande. Para acelerar o desenvolvimento de projetos do setor na Cidade, a Administração Municipal vem buscando ao longo dos últimos anos parcerias com os governos Federal e Estadual. Nesta sexta-feira (20), o Município encaminhou para o Ministério das Cidades documentação solicitando a construção de mais 600 unidades habitacionais de interesse social.

 

O objetivo da Secretaria de Habitação (Sehab) da Cidade é que essas 600 unidades solicitadas sejam direcionadas para famílias que se encontram em áreas de risco e também de preservação ambiental, locais de foram invadidos de forma irregular.

 

“Avançamos muito nesta questão. Com estas unidades que solicitamos teremos condições de remover essas famílias dessas áreas e dar um lar digno para elas, além também de sanar questões ligadas a preservação”, analisou a prefeita de Praia Grande, Raquel Chini.

 

Na última quarta-feira (18), a Prefeitura de Praia Grande entregou oficialmente as 54 unidades do programa Minha Casa, Minha Vida em parceria com o Governo Federal. A cerimônia foi realizada no Bairro Sítio do Campo, dentro de um dos conjuntos entregues e contou com a presença de diversas autoridades, entre eleas, do secretário nacional de Habitação, Augusto Rabelo.

 

Na oportunidade, a prefeita Raquel Chini conversou com o secretário nacional de habitação sobre a possibilidade da construção dessas 600 unidades habitacionais de interesse social. “O Augusto Rabelo se sensibilizou com o caso e entendeu a necessidade de tirar essas pessoas dessas áreas. Por conta desse contato, encaminhamos para o Governo Federal a solicitação da construção dos imóveis”, comentou a chefe do Executivo praia-grandense.

 

Ao longo dos últimos anos Praia Grande tem priorizado e ampliado o atendimento de famílias que se encontram em áreas que são afetadas por enchentes. Destaque para os trabalhos do programa municipal Habitação Risco Zero, da Comissão Especial de Proteção às Áreas de Preservação.

 

“Através destas ações já mapeamos todas as áreas e famílias que residem nesses locais. Em alguns casos, já conseguimos retirar algumas pessoas dessas áreas fazendo a inclusão delas no programa municipal Bolsa Moradia. A meta é dar mais qualidade de vida e uma moradia digna para essas famílias”, afirmou o secretário de habitação de Praia Grande, Anderson Mendes.