Sarau FestEJAr chega a terceira edição e evidencia práticas pedagógicas

Evento reuniu apresentação das quatro escolas que atendem o segmento de ensino

Por: DANIEL ELIAS | 06/12/2024

Prefeitura de Praia Grande / Felipe França
Prefeitura de Praia Grande / Felipe França

Citações de poesias, apresentações musicais e exibição de documentário. Essas foram algumas das atrações oferecidas por alunos e professores durante o 3º Sarau FestEJAr, realizado nesta quinta-feira (5), no Auditório Jornalista Roberto Marinho, no Bairro Mirim. O evento contou com a participação das quatro unidades de ensino que atendem estudantes em turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e marcou o encerramento dos projetos desenvolvidos ao longo do ano.


Cada unidade de ensino trabalhou sobre diferentes temas e diversificando as manifestações artísticas. Para abrir a série de apresentações, a EM José Padin Mouta (Bairro Tupi) trouxe o documentário nomeado “Quando Elas Escolhem Saber”. O vídeo traz a história de alunas que superam as adversidades impostas pela vida que as afastaram dos estudos quando criança. Ao mesmo tempo em que mostra a superação para voltar às cadeiras da sala de aula.


Já a EM Albert Einstein (Bairro Samambaia) compartilhou com o público presente diferentes manifestações artísticas. Os alunos abriram a participação com apresentação de coral que cantou a música Cada Irmão, de Oswaldo Montenegro. Na sequência, duas estudantes fizeram a leitura de poemas onde trabalharam a temática “Vozes Mulheres”. Por fim, uma roda de samba trouxe a canção Esperanças Perdidas, do grupo Originais do Samba.


Uma celebração à cultura da paz foi o que trouxe a EM São Francisco de Assis (Bairro Boqueirão) de diferentes formas. Os estudantes iniciaram a apresentação com coral e cantaram a música “A Paz”, do grupo Roupa Nova. Os estudantes ainda compartilharam relatos e leituras mergulhadas nas experiências que tiveram tendo como base as temáticas de paz, educação e diversidade. Para finalizar, a escola aproveitou o momento para entregar certificado aos participantes para evidenciar o progresso conquistado pelos alunos.


A EM Roberto Shoji subiu ao palco para dividir com o público dois números. O primeiro, nomeado “A Farra do Boi Bumbá”, faz parte do projeto “Boi Bumbá na Escola: Uma Experiência Intergeracional”, que surgiu após leitura da obra literária “Pula, boi”, escrito por Marilda Castanha. Os livros também foram base para a segunda atração “Aqui Tem Coisa”, que foi resultado da oficina de produção de texto realizado pelos estudantes para cena teatral.


Representando a secretária de Educação, Cida Cubilia, o diretor da Coordenadoria de Ensino Fundamental, Israel Batista, enfatizou a necessidade da participação dos alunos em momentos como o Sarau Festejar. “São nestas ocasiões que os estudantes podem compartilhar aquilo que aprenderam. Na noite de hoje presenciamos diferentes propostas pedagógicas e essa troca de ideias e iniciativas contribui para um aprendizado que ocorre em via de mão dupla”, enalteceu.