Alunos e professores participam de piquenique literário na EM Mahatma Gandhi

Ação fez parte das atividades alusivas ao Dia Mundial do Livro, celebrado em 23 de abril

Por: DANIEL ELIAS MTB: 59.233 | 25/04/2025

Felipe França - Prefeitura de Praia Grande


 

As escolas municipais de Praia Grande promoveram diferentes ações em alusão ao Dia Mundial do Livro, celebrado em 23 de abril. Nesta quinta-feira (24), a EM Mahatma Gandhi, situada no Bairro Melvi, apostou em atender à necessidade de dois públicos com uma única atividade. Alunos e professores participaram do Piquenique Literário.

 

A atividade primeiramente foi pensada para os alunos. A auxiliar de biblioteca da unidade, Fernanda dos Santos da Silva Valim, aproveitou um local com gramado próximo ao espaço de leitura da escola. Nele, ela esticou uma toalha, colocou almofadas e pufes para os estudantes acompanharem a leitura de um livro de forma aconchegante.

 

Ao final da leitura, a auxiliar de biblioteca conversava com os alunos para conferir o que eles aprenderam sobre a história, qual o personagem preferido ou mesmo que parte do livro mais chamou a atenção dos pequenos. Na sequência, as crianças eram convidadas a participar de um piquenique organizado pela escola com frutas como maçã ou laranja.

 

A pedido da assistente técnico pedagógico (ATP), Vanessa Mandaj, além de organizar a ação com os alunos, Fernanda Valim realizou o Piquenique Literário com professores da unidade. A atividade fez parte do Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC). "O objetivo foi mostrar para os docentes algumas técnicas de como fazer a contação de história de forma atraente e que cative a atenção dos estudantes", destacou a ATP.

 

De acordo com Vanessa Mandaj, a leitura permite sair da rotina ao explorar outros ambientes da escola. "Outro ponto foi permitir que os docentes observassem o comportamento e a interação dos alunos neste momento. Além disso, mostrar que os livros podem ser mais uma ferramenta para inserir o conteúdo pedagógico que será trabalhado naquele momento", explicou.