Docentes da EM Profª. Maria Clotilde compartilham projeto sobre bullying com ATPs
Apresentação ocorreu durante reunião realizada nesta segunda (31), na Seduc
Por: DANIEL ELIAS MTB: 59.233 | 01/04/2025
A Secretaria de Educação (Seduc) da Prefeitura de Praia Grande intensifica as ações relacionadas a campanha de conscientização no combate à prática do bullying nas escolas municipais. A Coordenadoria de Ensino Fundamental reuniu os assistentes técnicos pedagógicos (ATPs), na segunda-feira (31), para assistir à apresentação de um trabalho realizado pelos professores da EM Profª Maria Clotilde Comitrê Lopes Rigo. O encontro ocorreu na sala de capacitação situada no prédio administrativo da Seduc, no Bairro Mirim.
De junho a outubro de 2024, os professores promoveram o projeto "Paz na Escola - Construindo Harmonia e Respeito" com alunos das turmas de 6º e 7º anos do Ensino Fundamental. A iniciativa fez parte dos trabalhos desenvolvidos pela EM Maria Clotilde dentro do projeto literário PG Lê! E Você?. Por isso, para iniciar a discussão com os alunos, os docentes trouxeram matérias jornalísticas que falavam sobre a violência na Baixada Santista e casos relacionados ao bullying.
Com as notícias em mãos, os professores passaram das manchetes para a realidade. Os alunos foram convidados a refletir sobre como está a questão de violência no bairro onde vivem e, principalmente, dentro da escola. O objetivo era fazer com que entendessem que práticas simples, que em primeiro momento se confundem com brincadeira, mas podem ser uma prática de bullying se tal ação de alguma forma machucar o próximo.
A partir daí, os professores começaram a propor diferentes ações para trabalhar a temática do combate ao bullying. Cada um, dentro da sua disciplina, organizou atividades direcionadas ao assunto abordado. Na aula de matemática, por exemplo, com base nos textos jornalísticos, o docente fez um gráfico com estatísticas relacionadas à pauta debatida. Jogos cooperativos, exibição do filme Escritores da Liberdade e rodas de conversas despertando as habilidades, questões socioemocionais e o respeito às diferenças também fizeram parte das iniciativas.
Para fechar o projeto, no dia da Parada Literária realizada na EM Profª Maria Clotilde, os professores criaram a sala das emoções. Um espaço que oferecia uma experiência imersiva e sensorial, tendo como base o enredo do filme Divertidamente. Totalmente ambientado, o local levava os alunos a refletirem sobre sentimentos como tristeza, raiva, empatia, alegria, entre outros. A secretária de Educação, Patrícia Almeida, fez questão de presenciar a apresentação do trabalho. "Feliz em ver o empenho e dedicação dos professores em prol de um assunto tão sensível e que, ao longo do ano, será debatido em todas as escolas".
Continuidade - Além de acompanhar a apresentação do trabalho dos professores, os ATPs também assistiram à apresentação das psicólogas escolares Adriana Benia e Stefani Santos sobre a temática do bullying. Os profissionais ficaram responsáveis por elaborar uma cartilha para conscientizar os alunos sobre as consequências de tal prática. Esse material está em produção e será distribuído para os estudantes do Ensino Fundamental das escolas municipais.
Tais ações vêm ao encontro de uma solicitação do prefeito, Alberto Mourão. No início do ano, durante cerimônia de posse dos secretários municipais, o chefe do Executivo entregou para a titular da pasta de Educação, Patrícia Almeida, uma ordem de serviço sobre essa temática, solicitando que a Seduc elabore estratégias com a finalidade de combater a prática do bullying dentro das unidades de ensino.