Formandos do curso cuidador de idosos do PIC Melvi recebem certificado de conclusão

A colação foi realizada no Auditório Roberto Marinho

13/12/2024

Prefeitura de Praia Grande / Jairo Marques
Prefeitura de Praia Grande / Jairo Marques

Por Milena Mureti 


Duas turmas do curso de cuidador de idosos do Programa de Integração e Cidadania (PIC), unidade Melvi, receberam o certificado de conclusão. A cerimônia foi realizada nesta quinta-feira (12), no Auditório Roberto Marinho, no Bairro Mirim. Trinta alunos do curso, que teve duração de três meses, com aulas teóricas e práticas, participaram do evento. As aulas foram realizadas por meio de parceria entre a Secretaria de Assistência Social (Seas) e a empresa Educa Saúde.

 

No curso foi ensinado como tratar e cuidar do paciente no dia a dia e também em momentos de dificuldades como casos de queda física e ou formação feridas na pele do paciente. Os alunos do curso também aprenderam sobre vários segmentos da área da saúde.

 

De acordo com a coordenadora dos PICs, Jô Luna, a primeira turma foi um projeto piloto, e muitas pessoas procuraram as aulas, por isso se criaram mais duas turmas. “Como a experiência obteve sucesso, a empresa Educa Saúde vai oferecer o curso em outros quatro equipamentos do PIC no ano que vem”.

 

A formanda do curso de cuidador de idosos, Maria Aparecida Costa Sanches, teve contato com um acamado em casa quando a mãe cuidou do seu padrasto por quatro anos. Maria teve uma motivação dupla para ser cuidadora. A rotina vivida pela mãe e a influência da sua filha, formada em enfermagem. “Na minha opinião, o curso foi maravilhoso, fico feliz em saber que terá novas turmas, para que mais pessoas adquiram experiência para cuidar dos idosos”.

 

A cuidadora de idosos, Kelly Ribeiro da Costa Sanches, teve uma experiência marcante quando cuidou da sogra após uma fratura do fêmur em um acidente. “Realizei o curso para aprender a cuidar dela, uma pessoa da família que tenho muito carinho, trato com muito amor e respeito, por isso quis me aprofundar nas aulas e aprender a cuidar dela e de outros idosos também”.