GCM de PG completa 23 anos com cerimônia de Homenagens e Destaques de 2024
Data é comemorada no dia 14 e solenidade será realizada no dia 09
Por: LUDMILA PILIPAVICIUS | 06/12/2024
Para comemorar os 23 anos de atividades da Guarda Civil Municipal (GCM) de Praia Grande a tradicional cerimônia de Reconhecimento, Condecorações e Destaque do ano acontecerá na próxima segunda-feira (09), às 17h30, no Auditório Jornalista Roberto Marinho, no Bairro Mirim.
O aniversário da corporação é celebrado oficialmente no dia 14 de dezembro. Criada em 1969, a corporação era chamada de Serviço de Vigilância e Salva Vidas. Na década de 90, foi criado o pelotão Ropam (Ronda Ostensiva de Proteção e Auxílio Municipal), ainda sem as características atuais. De lá pra cá, entretanto, foram várias reformulações até que a Lei Complementar 269 fosse aprovada em 2001, dando uma nova estruturação à corporação, até que se tornasse a referência que é atualmente na Baixada Santista e até no Estado de São Paulo.
Na cerimônia, serão entregues 12 medalhas aos GCMs do Mês e as Láureas de Mérito Pessoal referentes ao ano de 2024, momento bastante aguardado entre os integrantes da corporação.
O secretário de Assuntos de Segurança, Marcos Roberto Barbosa Craveiro, destaca a importância da atuação da Guarda praia-grandense dentro do sistema de segurança pública da Cidade. “A corporação atua não apenas na proteção do patrimônio público, mas também no patrulhamento preventivo e manutenção da ordem, além de prestar importantes serviços à comunidade. Por estes e outros motivos, tornou-se referência na área. Parabéns a todos os integrantes”.
A Guarda Civil praia-grandense conta atualmente com quase 500 integrantes, totalmente preparados para o patrulhamento preventivo e ostensivo.
Grupamentos especializados fazem com que a corporação se destaque. Graças ao constante investimento da Administração Municipal em equipamentos e capacitação em áreas específicas, a GCM conta com Setor de Proteção Ambiental (Guarda Costeira e Guarda Ambiental), equipes táticas de Rondas Ostensivas com Motos (Romo) e Ronda Ostensiva Municipal (Romu), Canil, além de equipes específicas de Trânsito (Gtran), Grupo de Apoio à Cidadania e Prevenção à Violência nas Escolas (Gape) e Patrulha Maria da Penha.