Confira o perfil dos novos secretários
Experiência e domínio técnico: característica dos integrantes do primeiro escalão
1/12/2008

André Aloi - Mtb 51.561, especial para o PG Notícias
Os nomes de cinco secretários e de um chefe de departamento para a gestão de Roberto Francisco na Administração Municipal 2009/12 foram divulgados nesta segunda-feira (1º), em coletiva à Imprensa. Alberto Rodrigues de Oliveira Neto volta ao comando da Secretaria de Planejamento e Gestão e Luis Fernando Lopes permanece à frente da pasta de Obras Públicas. As secretarias de Cultura e Turismo foram unificadas, transformando-se na Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), que será chefiada por Carlos Ananias Lobão. Na Secretaria de Administração, Ecedite da Silva Cruz Filho é o novo responsável pela pasta e Aparecida Regina Fermino da Silva assume a secretaria de Finanças. Alfredo de Souza deixa a diretoria de duas autarquias municipais, em fase de extinção, e assume o Departamento de Comunicação Social. Confira a relação dos indicados e um breve currículo de cada um:
Secretário de Planejamento Estratégico e Gestão: Alberto Rodrigues de Oliveira Neto, 58 anos, é bacharel em Direito, Filosofia e Pedagogia para Ensino Profissional, formado pela Universidade Católica de Santos (UniSantos) e pós-graduado pela USP como especialista em Direito Civil e mestre em Filosofia do Direito. Ingressou no serviço público em 1986 ocupando os cargos de secretário de Ação e Defesa da Cidadania, secretário da Indústria e Comércio, secretário do Governo, chefe de Gabinete, superintendente da Prodepg e diretor de Fomento Social. Entre seus principais projetos estão a Infovia e a Cidade Integrada (central de monitoramento).
Secretário de Obras Públicas: Luiz Fernando Lopes, 51 anos, é engenheiro civil formado pela Universidade Santa Cecília dos Bandeirantes (UniSanta) e pós-graduado em gerente de cidades pela Fundação Armando Álvares Penteado (Faap). Está cursando MBA em gestão empresarial na Fundação Getúlio Vargas, com previsão de término em 2009. Ingressou na Administração Municipal em 1993, como chefe de Departamento de Projetos. Em 1996 assumiu a Secretaria de Desenvolvimento, Urbanismo e Meio Ambiente. No ano seguinte, foi secretário-adjunto de Obras Públicas e, em 2001, se tornou o chefe da pasta. É responsável, entre outros projetos, pela revitalização da orla, pela Via Expressa Sul e pela implantação do projeto de macrodrenagem da Cidade, com a construção dos canais Praião, Xixová, Acaraú-Mirim. Atualmente está à frente do projeto de revitalização dos 24 quilômetros da Avenida Presidente Kennedy.
Secretário de Administração: Ecedite da Silva Cruz Filho, 42 anos, formou-se em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Monte Serrat (Unimonte), em 1992. Dez anos antes (1982) ingressou na Prefeitura de Praia Grande como patrulheiro da secretaria que vai comandar. Naquele setor, foi efetivado como contínuo em 1984. Nesses 26 anos de funcionalismo, chefiou o Departamento de Pessoal e Folha de Pagamento da Sead, foi chefe de Departamento de Recursos Humanos e, em 2006, recebeu a nomeação de secretário-executivo. Foi responsável ainda pela informatização da folha de pagamento, pela implantação do ponto eletrônico e pela adoção do cartão-alimentação e do ACCredito (cartão de crédito dos servidores em parceria com a Associação Comercial).
Secretária de Finanças: Aparecida Regina Fermino da Silva, 50 anos, é engenheira civil desde 1981, quando se formou pela Universidade de Taubaté (Unitau). É especializada em engenharia de controle da poluição ambiental pela Universidade Santa Cecília e pós-graduada em Gerente de Cidade pela Fundação Armando Álvares Penteado (Faap). Regina Fermino é funcionária pública desde 1983, quando ingressou como engenheira na Prodepg (Progresso e Desenvolvimento de Praia Grande), autarquia que, em décadas passadas, executava as obras da Prefeitura. Foi diretora-técnica da empresa de capital misto até 2001. Desde então, na Secretaria de Finanças, comanda o planejamento e execução orçamentária da tríade: Plano Plurianual (PPA), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA). Atualmente, está à frente da Secretaria de Planejamento e Gestão.
Secretário de Cultura e Turismo: Carlos Ananias Lobão, 52 anos, formou-se técnico em ótica pelo Senac, em 1979. Anos antes, morou com os pais na Alemanha, onde concluiu os estudos. Ainda na década de 1970, trabalhou por três anos na imobiliária de seu pai, que levava o nome da família. Depois de formado assumiu a direção da Ótica Lobão, primeira no segmento de Praia Grande, onde atua há mais de 30 anos. Membro do Rotary Club Praia Grande - Forte Itaipu desde dezembro de 2000, foi eleito presidente da entidade no ano rotário 2003/2004 e governador assistente do distrito (região) de 2006 a 2007.
Chefe do Departamento de Comunicação Social: Alfredo de Souza, 60 anos, é jornalista (1983) e advogado (1993) pela Universidade Católica de Santos (UniSantos). Pós-graduado em 2000 no curso de Gerente de Cidades pela Faculdade Armando Álvares Penteado (Faap); e em 2002, em Direito Civil e Processual Civil pela Universidade Gama Filho do Rio de Janeiro (RJ). Em 2003, formou-se na pós-graduação, também na Universidade Gama Filho (RJ), em Comunicação Pública. Como jornalista, atuou em jornais e rádios, migrando para a assessoria de imprensa, onde se especializou na área governamental, atuando na Assembléia Legislativa do Estado e prefeituras de Cubatão e de Praia Grande. Na Administração Pública local, foi presidente do Instituto de Previdência Municipal de Praia Grande (IPMPG). Em 2001, foi incumbido de efetuar a liquidação de três autarquias municipais e de uma fundação, assumindo, ainda, os cargos de diretor-presidente da Prodepg e diretor-superintendente da Cipratur (Companhia Praiagrandense de Turismo), ambas empresas de economia mista, onde ficará até o próximo dia 31.
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Os nomes de cinco secretários e de um chefe de departamento para a gestão de Roberto Francisco na Administração Municipal 2009/12 foram divulgados nesta segunda-feira (1º), em coletiva à Imprensa. Alberto Rodrigues de Oliveira Neto volta ao comando da Secretaria de Planejamento e Gestão e Luis Fernando Lopes permanece à frente da pasta de Obras Públicas. As secretarias de Cultura e Turismo foram unificadas, transformando-se na Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), que será chefiada por Carlos Ananias Lobão. Na Secretaria de Administração, Ecedite da Silva Cruz Filho é o novo responsável pela pasta e Aparecida Regina Fermino da Silva assume a secretaria de Finanças. Alfredo de Souza deixa a diretoria de duas autarquias municipais, em fase de extinção, e assume o Departamento de Comunicação Social. Confira a relação dos indicados e um breve currículo de cada um:
Secretário de Planejamento Estratégico e Gestão: Alberto Rodrigues de Oliveira Neto, 58 anos, é bacharel em Direito, Filosofia e Pedagogia para Ensino Profissional, formado pela Universidade Católica de Santos (UniSantos) e pós-graduado pela USP como especialista em Direito Civil e mestre em Filosofia do Direito. Ingressou no serviço público em 1986 ocupando os cargos de secretário de Ação e Defesa da Cidadania, secretário da Indústria e Comércio, secretário do Governo, chefe de Gabinete, superintendente da Prodepg e diretor de Fomento Social. Entre seus principais projetos estão a Infovia e a Cidade Integrada (central de monitoramento).
Secretário de Obras Públicas: Luiz Fernando Lopes, 51 anos, é engenheiro civil formado pela Universidade Santa Cecília dos Bandeirantes (UniSanta) e pós-graduado em gerente de cidades pela Fundação Armando Álvares Penteado (Faap). Está cursando MBA em gestão empresarial na Fundação Getúlio Vargas, com previsão de término em 2009. Ingressou na Administração Municipal em 1993, como chefe de Departamento de Projetos. Em 1996 assumiu a Secretaria de Desenvolvimento, Urbanismo e Meio Ambiente. No ano seguinte, foi secretário-adjunto de Obras Públicas e, em 2001, se tornou o chefe da pasta. É responsável, entre outros projetos, pela revitalização da orla, pela Via Expressa Sul e pela implantação do projeto de macrodrenagem da Cidade, com a construção dos canais Praião, Xixová, Acaraú-Mirim. Atualmente está à frente do projeto de revitalização dos 24 quilômetros da Avenida Presidente Kennedy.
Secretário de Administração: Ecedite da Silva Cruz Filho, 42 anos, formou-se em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Monte Serrat (Unimonte), em 1992. Dez anos antes (1982) ingressou na Prefeitura de Praia Grande como patrulheiro da secretaria que vai comandar. Naquele setor, foi efetivado como contínuo em 1984. Nesses 26 anos de funcionalismo, chefiou o Departamento de Pessoal e Folha de Pagamento da Sead, foi chefe de Departamento de Recursos Humanos e, em 2006, recebeu a nomeação de secretário-executivo. Foi responsável ainda pela informatização da folha de pagamento, pela implantação do ponto eletrônico e pela adoção do cartão-alimentação e do ACCredito (cartão de crédito dos servidores em parceria com a Associação Comercial).
Secretária de Finanças: Aparecida Regina Fermino da Silva, 50 anos, é engenheira civil desde 1981, quando se formou pela Universidade de Taubaté (Unitau). É especializada em engenharia de controle da poluição ambiental pela Universidade Santa Cecília e pós-graduada em Gerente de Cidade pela Fundação Armando Álvares Penteado (Faap). Regina Fermino é funcionária pública desde 1983, quando ingressou como engenheira na Prodepg (Progresso e Desenvolvimento de Praia Grande), autarquia que, em décadas passadas, executava as obras da Prefeitura. Foi diretora-técnica da empresa de capital misto até 2001. Desde então, na Secretaria de Finanças, comanda o planejamento e execução orçamentária da tríade: Plano Plurianual (PPA), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA). Atualmente, está à frente da Secretaria de Planejamento e Gestão.
Secretário de Cultura e Turismo: Carlos Ananias Lobão, 52 anos, formou-se técnico em ótica pelo Senac, em 1979. Anos antes, morou com os pais na Alemanha, onde concluiu os estudos. Ainda na década de 1970, trabalhou por três anos na imobiliária de seu pai, que levava o nome da família. Depois de formado assumiu a direção da Ótica Lobão, primeira no segmento de Praia Grande, onde atua há mais de 30 anos. Membro do Rotary Club Praia Grande - Forte Itaipu desde dezembro de 2000, foi eleito presidente da entidade no ano rotário 2003/2004 e governador assistente do distrito (região) de 2006 a 2007.
Chefe do Departamento de Comunicação Social: Alfredo de Souza, 60 anos, é jornalista (1983) e advogado (1993) pela Universidade Católica de Santos (UniSantos). Pós-graduado em 2000 no curso de Gerente de Cidades pela Faculdade Armando Álvares Penteado (Faap); e em 2002, em Direito Civil e Processual Civil pela Universidade Gama Filho do Rio de Janeiro (RJ). Em 2003, formou-se na pós-graduação, também na Universidade Gama Filho (RJ), em Comunicação Pública. Como jornalista, atuou em jornais e rádios, migrando para a assessoria de imprensa, onde se especializou na área governamental, atuando na Assembléia Legislativa do Estado e prefeituras de Cubatão e de Praia Grande. Na Administração Pública local, foi presidente do Instituto de Previdência Municipal de Praia Grande (IPMPG). Em 2001, foi incumbido de efetuar a liquidação de três autarquias municipais e de uma fundação, assumindo, ainda, os cargos de diretor-presidente da Prodepg e diretor-superintendente da Cipratur (Companhia Praiagrandense de Turismo), ambas empresas de economia mista, onde ficará até o próximo dia 31.
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