PG ganha nova Casa da Criança e do Adolescente

Local contará com campo de futebol e circuito para bicicleta

Por Christiane Disconsi | 23/1/2009

Praia Grande ganhará, ainda neste semestre, uma nova Casa da Criança e do Adolescente. Na nova sede da instituição, que está sendo construída na Rua Tomé de Souza s/nº, estão sendo investidos R$ 1,78 milhão. O projeto foi elaborado pela Coordenadoria de Projetos Especiais da Prefeitura.

O imóvel, de 1.231 metros quadrados de área construída, abrigará a Casa da Criança São Francisco de Assis e a Casa do Adolescente Luis Antônio da Silva Malaquias. As alas serão separadas por faixa etária, mas interligadas e com apenas um acesso central.

Destaque para a área externa do prédio, onde haverá campo de futebol, circuito para bicicleta, playground. No restante do terreno o projeto prevê áreas verdes, voltadas à recreação.

O complexo contará com setor administrativo, com as salas de direção, reunião, consultórios de assistente social e de psicologia e sanitários. Também terá setor de serviços com cozinha, despensa, lactário, lavanderia, dois depósitos de material de limpeza, área de serviço e banheiros para funcionários.

Na ala infantil serão construídos dois berçários com solários e banheiros adaptados. Haverá ainda brinquedoteca e enfermaria. Nessa ala ficarão os dormitórios infantis, vestiários e sanitários. Para uso geral haverá sala de televisão, refeitório e varanda.

Na ala dos adolescentes serão construídos dois dormitórios, cada um com seu vestiário e sanitários. Para uso comum haverá refeitório, salas de estudo e de tevê. O projeto da nova casa da Criança e do Adolescente contemplou acessibilidade às dependências e rampa de entrada.

Para a diretora da Casa da Criança, Mônica Pimentel, a nova estrutura oferecerá mais espaço livre aos internos. “Terão mais espaço para brincar ao sol e se sociabilizar. Além disso, a arquitetura permitirá um trabalho mais individualizado, com clima aconchegante, como em uma família”.

A secretária-executiva de Promoção Social (Sepros), Nanci Solano Tavares de Almeida, ressaltou a parceria do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Fundo Social de Solidariedade e Sepros para garantir recursos para a obra. “Buscamos oferecer o que há de melhor para essas crianças que vivem uma realidade muito difícil”.

Segundo a secretária-executiva, além da excelente estrutura, a Administração tem preocupação com a humanização do atendimento. “Trata-se de projeto generoso. Humanização é isso: criar obras que atendam às necessidades do ser humano. Não conheço, na região, nenhuma outra obra da área de proteção à infância e juventude com essa dimensão.”

Abrigo - A Casa da Criança e do Adolescente atende 47 crianças de zero a 18 anos incompletos. Ao invés de menores infratores, que representam risco à sociedade, a unidade protege crianças e jovens em situação de risco. A prioridade é o retorno para a família, sempre que possível, mas podem ocorrer adoções em processos judiciais.

A entidade compartilha equipe técnica e parte da estrutura física, pois existem espaços separados para crianças (de zero a 12 anos incompletos) e adolescentes (de 12 a 18 anos incompletos).

A Casa da Criança e do Adolescente atua em parceria com outros programas da Secretaria de Promoção Social, como o Sentinela, que atende vítimas de abuso sexual, e com outras secretarias, como a de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel), Educação (Seduc) e Saúde (Sesap). Também trabalha em conjunto com o Poder Judiciário, Ministério Público e Conselho Tutelar.

Atualmente fica na Rua São Caetano, 400, Bairro Boqueirão. Interessados em colaborar podem obter informações pelo telefone 3473-9292.

*Colaboração João Carlos Miranda