Escola Manoel Nascimento ganha novo prédio nesta quinta-feira (26)

Além de ampliar número de vagas, unidade passa a atender na área de creche

Por Priscila Sellis | 25/3/2009

O prefeito Roberto Francisco entrega nesta quinta-feira (26), às 10 horas, o novo prédio da Escola Municipal Manoel Nascimento Júnior, localizado na Rua Cornélio Procópio, nº 191, no Boqueirão. Atualmente estudam na unidade 251 crianças, de 4 a 6 anos de idade (Educação Infantil). Com a obra a escola teve ampliada a capacidade e passará a atender também em período integral (creche). A nova edificação substitui o prédio que se localiza na Rua Pernambuco, nº 865, construído em 1979. Receberá, ainda, 169 alunos da Escola Municipal Adozinda Pires Guedes, localizada no Bairro Guilhermina (que será temporariamente desativada). Os trabalhos exigiram o investimento de R$ 2,1 milhões.

De acordo com a diretora da escola, Denise Goldestein, a grande vantagem para os moradores do bairro é que, agora, contarão com atendimento para seus filhos a partir de 4 meses e em período integral. “Antes, a escola atendia apenas crianças de 4 a 6 anos, em período parcial”, explicou.

Prédio – Com 1.880 metros quadrados, o projeto seguiu as diretrizes da Secretaria de Educação para oferecer melhores condições a alunos, professores e funcionários. O prédio possui 11 salas, com as seguintes atribuições: aulas (8), informática (1) e atividades diversas (2), além de três berçários com solários e banheiros, um lactário e três refeitórios. Dispõe, ainda, com quatro sanitários para atender alunos.

Em sua área administrativa, a escola terá recepção, secretaria, diretoria, sala para assistente de direção, sala de professores, arquivo morto e almoxarifado.

Cozinha, copa, despensa, lavanderia, depósito para material de limpeza e dois sanitários/vestiários para funcionários compõem a área de serviço.

Complementam a estrutura da unidade escolar o pátio coberto e playground com grama sintética.

De acordo com a subsecretária de Gestão Administrativa da Secretaria de Educação, Elaine Louzada Ferreira, a unidade conta com os itens que compõem o padrão de qualidade estabelecido pela Prefeitura, incluindo fachadas com gradis e muretas revestidas com cerâmica antipichação. Também há pontos para câmeras de monitoramento, além de sensores de abertura de portas.

Patrono – O cearense Manoel Nascimento Júnior, que dá nome à escola, foi o segundo dono do jornal A Tribuna, tendo dirigido o periódico por 50 anos (1909 a 1959). Logo em seus primeiros anos como diretor, ele inovou nas instalações, trazendo máquinas de composição automática e abolindo a feitura manual. Em 1927, já em novo prédio (que o jornal ainda mantém na Rua General Câmara), A Tribuna adquiriu sua própria impressora, com capacidade para editar jornais de 40 páginas. Nesse período, o genro de Nascimento, Giusfredo Santini, assumiu a superintendência da empresa, dando-lhe nova dimensão. Nascimento Júnior ficou à frente de A Tribuna até falecer, em maio de 1959. Giusfredo Santini assumiu a direção da empresa, chamando seu filho, Roberto Mário Santini, para a superintendência do jornal.