Felipe Simões disputa CONI-Brasil de Atletismo

Atleta está entre os quatro melhores do Estado, no arremesso de peso

Por Fabricio Tinêo | 15/4/2009

De 20 a 26 de abril, em Belo Horizonte, Minas Gerais, o atleta de Praia Grande Felipe Simões de Barros, 13 anos, disputa a prova de arremesso de peso do Torneio CONI-Brasil de Atletismo. O evento tem realização da Embaixada da Itália e objetiva estimular a integração entre jovens ítalo-brasileiros. Os vencedores do certame competem na final mundial, no mês de novembro, em Roma.

“Embarco neste domingo, dia 19. Estou muito ansioso. A competição em Minas Gerais será uma espécie de campeonato brasileiro. Tenho treinado forte, diariamente. Quero trazer uma medalha desta disputa. O professor Flávio Barbosa da Cruz apóia e incentiva-me o tempo todo. Vou honrar as cores de Praia Grande”, declarou Barros.

Atualmente, segundo ranking da Federação Paulista, Felipe está entre os quatro melhores arremessadores do Estado, categoria mirim (13 e 14 anos). Natural de Praia Grande e morador do Bairro Quietude, começou no esporte aos 6 anos, com o professor Cláudio Henrique Carpinelli. Fã do jamaicano Usain Bolt, ele cursa a oitava série do Ensino Médio, no Colégio Francisco Martins dos Santos. Filho de Vânia, 45 anos, e Carlos Antônio, 43, Barros é irmão de Lucas, 11, e Daniele, 19.

“Iniciei no atletismo por incentivo de meu pai. Ele tem como ídolo o Marílson Gomes e sempre falou da modalidade em casa. Na escola, o professor Carpinelli deu-me muitas dicas e conselhos. A princípio fazia de tudo, depois percebi que tinha vocação maior para as provas de arremesso e lançamentos”, destacou o jovem atleta.

Coleção – Em 2008, Felipe colecionou 13 medalhas, em etapas do Circuito Paulista. Na final, categoria pré-mirim (11 e 12 anos), ele sagrou-se campeão do lançamento de pelota e do revezamento 4x150 metros rasos. Ficou ainda com o vice-campeonato no arremesso de peso. Neste ano, assegurou a medalha de bronze na primeira etapa do Circuito Estadual, no arremesso de peso.

Técnicos – A comissão técnica do atletismo de Praia Grande reúne os professores Rodrigo Souza, Rosiane Farias da Silva, Flávio Barbosa da Cruz e Stella Maris Carpinelli. Débora Regina e Gabriel Horta cuidam do projeto SuperEscola. Ezequiel Vieira e Priscila Gomes orientam a sala de musculação. Rita Regina coordena o grupo de caminhadas e iniciantes. Cláudio Henrique Carpinelli coordena a modalidade.

A ONG Clube Atlético de Praia Grande auxilia a equipe de atletismo da Cidade e a manutenção da Pista Municipal. A entidade complementa serviços de rotina realizados pela Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel). Interessados em ajudar a ONG podem ligar para 7806-5565 ou 3481-3263. Atualmente, a entidade conta com o apoio da Medvida, Padary, Catina Di Plaza e Point da Chuleta.