Praia Grande realiza soltura de aves marinhas

Ação é parceria do Grupamento de Fiscalização Náutica da GCM e Cetas/Unimonte

Por Pedro Sbravatti | 22/4/2009

O 1º Grupamento de Fiscalização Náutica da Guarda Civil Municipal (GCM) de Praia Grande, em parceria com o Centro de Triagem de Animais Selvagens (CETAS) - Refúgio Mata Atlântica Lello - Unimonte, em São Vicente, realizam, nesta quinta-feira (23), ás 14 horas, na praia do Bairro Canto Forte (altura do Emissário submarino), a soltura de cinco aves marinhas (dois Atobas, duas Gaivotas e um Trinta réis).

Os animais receberão anilha (pulseira com código de identificação, que contém informações como origem, idade, sexo e reprodução). “Desta forma temos como rastrear estas aves, caso retornem a este território”, explicou o encarregado do grupamento, Delfo Almeida Monsalvo.

Antes de se realizar o processo de soltura, as aves receberam tratamento, incluindo dietas, exames de sangue e outras avaliações para diagnosticar como estavam fisicamente. Logo depois passaram por um período de observação em viveiros, para averiguar os seus comportamentos.

Os GCMs da fiscalização Náutica são treinados para manejo e resgate dos animais, os encaminhando para instituições de toda Baixada Santista. Além do Cetas, o Aquário de Santos, Parque A Tribuna, em Monguagá e o Acqua Mundo do Guarujá. “Somos pioneiros nesse serviço. Nenhuma cidade da Baixada Santista tem o manejo com animais marinhos dessa forma”, ressaltou Monsalvo.

Cetas - Instalado em uma estrutura de 586 m², o CETAS possui capacidade para receber animais de pequeno e médio porte, entre eles papagaios, araras, gaviões, sagüis, macacos-pregos, bugios, muriquis, lontras, gaviões, gatos do mato, jaguatiricas, bichos-preguiça, tamanduás-mirins, antas e capivaras. Eventualmente, o local também comportará onças.

Para atender a demanda, possui uma estrutura arquitetônica totalmente indoor (fechada), compatível com os modelos encontrados na Europa e diferente da maior parte vista no Brasil, que ficam a céu aberto.

Outro destaque do local fica por conta da sala de atendimento em neonatologia, para a manutenção de filhotes e recém-nascidos, e da sala de descontaminação, para procedimentos de limpeza de animais acometidos por petróleo e derivados. Ainda reúne ambientes como ambulatório, biotério, sala de apoio, viveiros com tanques, viveiros com sistema de cambiamento (manejo), viveiros com divisórias, salas de quarentena, cozinha e despensa, para armazenamento de rações e suplementos.

O Cetas está situado na Rua Galeão Coutinho, 517, no Jockey Clube, São Vicente. O telefone para contato é (13) 3463-5418.