Semana aborda prevenção e combate às hepatites virais

Abertura será segunda-feira (18), às 14 horas, no auditório Roberto Marinho

Por André Aloi | 15/5/2009

Começa na segunda-feira (18), às 14 horas, a "Semana de Prevenção e Combate às Hepatites Virais". Na abertura oficial haverá palestra abordando a forma correta de esterilização de instrumentos de trabalho que perfuram ou que provocam cortes (perfurocortantes), especificamente o de manicures ou esteticistas. O encontro será ministrado pelo chefe do Departamento de Saúde Pública, Luiz Carlos Marono, no auditório Jornalista Roberto Marinho (Rua José Borges Neto, 50, Bairro Mirim).

A palestra será direcionada aos profissionais de beleza e estética, mas é aberta ao público em geral. Não é necessária inscrição prévia nem apresentação de convite. A organização é ação conjunta do Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids (DST/Aids) e Hepatites, Vigilância Epidemiológica e Estratégia Saúde da Família (ESF).

Durante a semana, a equipe de prevenção do DST/Aids e hepatites visitará salões de beleza do Município, orientando e disponibilizando materiais educativos. Levarão instruções sobre maneiras de prevenção dos tipos da doença e também as formas corretas de esterilizar os instrumentos cortantes. A equipe ainda sensibilizará os profissionais de beleza a tomarem a vacina para hepatite B, que estará disponível nas unidades de atenção básica (Usafas e multiclínicas).

Até sexta-feira (22) será oferecido o teste rápido para diagnóstico da hepatite C no Centro de Testagem, Aconselhamento e Prevenção (CTAP), das 9 às 15 horas. O local ocupa um andar do Centro de Especialidades Médicas, Ambulatorial e Social (Cemas), que fica na Avenida Kennedy, 1491, no Bairro Guilhermina.

Vacinação — Como informado, nas usafas e multiclínicas estará disponível a vacina contra hepatite B para pessoas com até 20 anos incompletos ou que seriam mais suscetíveis a contrair a doença por conta da profissão ou contato com portadores do vírus. É o caso dos profissionais de saúde, manicures, podólogos, esteticistas, trabalhadores de coleta de lixo, bombeiros, policiais militares ou civis, socorristas, pessoas que convivem com portadores de hepatite B, portadores de hepatite C, tatuadores e colocadores de piercing.

São 20 unidades espalhadas pela Cidade, que funcionam das 8 às 17 horas. Também estarão disponíveis os materiais informativos para a população. É importante ressaltar que a imunização ocorre após três doses desta vacina. A segunda dose deve ser tomara após 1 mês da primeira e a última após 5 meses da segunda (como estará anotado na carteirinha de vacinação após tomar a 1° dose).

Confira a programação completa de segunda-feira:
14 horas – Abertura oficial com a coordenadora do Programa Municipal de DST/Aids e Hepatites, Dorian Rojas.

14h15 – O presidente do Grupo Esperança - ONG ligada às questões das hepatites - Jeová Pessin Fragoso abordará a importância dos profissionais de beleza no enfrentamento das hepatites B e C.

14h30 – Palestra “Esterilização de Instrumentos Perfurocortantes” com o chefe do Departamento de Saúde Pública, Luiz Carlos Marono.