Aprimoramento na Educação Inclusiva é tema de reunião em Praia Grande

Objetivo do encontro é ter um educador diferenciado nas escolas da Cidade

Por Mauricio Eirós | 7/8/2009

Mais de 100 educadores, entre eles Assistentes Técnicas Pedagógicas (ATPs), Supervisoras e Pedagogas comunitárias estiveram reunidas nesta quinta-feira (6) na Secretaria de Educação de Praia Grande (Seduc). Na ocasião, esses profissionais participaram de uma reunião pedagógica com o objetivo de contribuir para o aperfeiçoamento das metodologias envolvendo alunos portadores de necessidades especiais que fazem parte do programa de Educação Inclusiva.

O encontro aconteceu no prédio da Seduc, nas salas de capacitação. Foi promovido pela Divisão de Educação Especial e Seção de Educação Inclusiva do Departamento Pedagógico da Secretaria de Educação de Praia Grande. Durante o evento foi discutido o texto “Desenvolver a Educação Inclusiva: Dimensões do desenvolvimento profissional”, de David Rodrigues.

A chefe da Divisão de Educação Especial, Márcia Duarte Teixeira Nascimento de Faria, disse que a reunião foi muito produtiva, pois houve uma troca de experiências entre os profissionais, com vivência em salas de aula.

“Esse encontro foi importante porque conseguimos reunir de uma só vez toda a equipe que trabalha nesse núcleo. E nosso objetivo foi fornecer aos educadores a capacidade de avaliar o aluno de uma forma global e não apenas emitir uma nota. Deve ser levado em conta todo o conhecimento, habilidade e o desenvolvimento motor de cada aluno, de forma que o professor tenha um olhar diferenciado”, explicou Márcia.

A equipe realizou atividades e jogos lúdicos, como caça-palavras, que podem contribuir com a vivência dos alunos em sala de aula. Durante o ano, os professores são orientados nas unidades escolares pelas ATPs do Programa de Educação Inclusiva, por meio de visitas às escolas e das horas de atividades pedagógicas.

A rede municipal de ensino de Praia Grande atende este ano cerca de 600 alunos portadores de necessidades especiais em salas regulares.