Aulas em Praia Grande serão retomadas segunda-feira(17)

Escolas adiaram retorno das férias em 13 dias. Alunos terão reposição de conteúdo

Por Mauricio Eirós | 13/8/2009

Os cerca de 43 mil alunos matriculados na rede municipal de ensino de Praia Grande retornarão às aulas na próxima segunda-feira, dia 17. A garantia foi dada na terça-feira (11), pela titular da Secretaria de Educação (Seduc), Maura Lígia Costa Russo, desmentindo boatos sobre uma nova prorrogação da volta do ano letivo. Na oportunidade, a secretária explicou que será realizada reposição do conteúdo correspondente ao período em que o reinício do período escolar foi adiado (como prevenção à nova gripe), sem necessidade de aulas aos sábados.

Maura informou que a reposição de conteúdo foi uma decisão regional e que todas as cidades da Baixada Santista seguirão essa medida. “Vamos fazer uma compensação, com atividades extras, de maneira que as crianças não fiquem com prejuízo em relação à programação que os professores deveriam estar cumprindo nesses dias”, disse Maura Lígia.

Essa reposição de conteúdo ficará a cargo de cada escola, que terá autonomia para decidir como será feito esse processo. De acordo com a secretaria, isso pode ser realizado como a “Praça de Leitura”, onde as pedagogas comunitárias fariam essa atividade nos dias letivos e chamariam todos os alunos para participar.

A secretaria afirma que com a proposta de repor as aulas aos sábados os objetivos não seriam alcançados, pois muitos pais não levariam seus filhos e os próprios alunos não estariam estimulados.

“O aluno não pode ficar em prejuízo de conteúdo. A gente até fez uma programação aos sábados, mas além do problema que acarretaria aos pais e alunos, também prejudicaria o funcionário que não é professor e estava na unidade durante esse tempo”, explicou.

Com relação às servidoras gestantes, ainda não há uma definição sobre o assunto, o que deverá acontecer até a próxima sexta-feira, dia 14. A Secretaria de Educação (Seduc) realiza um levantamento para saber quantas funcionárias grávidas trabalham atualmente na secretaria e decidir se elas serão transferidas ou liberadas para ficarem em casa por um determinado período.

As unidades de Educação Infantil e Creche, Ensino Fundamental, Escola de Jovens e Adultos (EJA), Educação Especial e Complementação Educacional do Município estão sem aulas desde o dia 29 de julho. A medida seguiu determinação orientação do Governo do Estado, cujo objetivo foi reduzir a transmissão do vírus influenza da nova gripe (H1N1).

Desde segunda-feira, dia 10, os professores da rede municipal já retornaram para suas unidades para planejar o segundo semestre letivo.

Cuidados - As medidas preventivas de contaminação, como explicar aos pais para deixarem as crianças em casa, se a mesma apresentar algum sintoma de resfriado ou gripe, continuam a valer nas unidades escolares.

Para reduzir o risco de contrair ou transmitir doenças respiratórias, incluindo a gripe (influenza) e o novo vírus (H1N1), algumas medidas devem ser adotadas: não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal; Procure não tocar olhos, nariz e boca; Lavar as mãos com frequência, usando água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar; Manter o ambiente ventilado; Evitar locais fechados e aglomerações.