Praiagrandense bate recorde sul-americano de supino

Dora Costa levantou 105 quilos, superando recorde continental

Por Fabricio Tinêo | 20/8/2009

A praigrandense Dora Costa tornou-se a melhor levantadora da América do Sul, na categoria até 82,5 quilos. No Campeonato Brasileiro de supino - finalizado no último domingo (16), no Ginásio Rodrigão (Bairro Tupi) - levantou 105 quilos, cinco a mais do que o recorde continental estabelecido por ela mesmo, em 2008. A atleta treina na Academia Gladiators (Avenida Ministro Marcos Freire, 5.970, Bairro Mirim).

“Fiquei muito feliz. São horas e dias intensos de treinos para alcançar uma marca desta. O resultado me garantiu no Campeonato Sul-Americano, que acontece em dezembro, no Uruguai. Comecei no esporte por orientação médica. Sofro de asma e procurei a atividade física para melhorar a saúde. Descobri a musculação e me apaixonando pela disputa de supino. Geralmente as mulheres não gostam de treinar os membros superiores, principalmente o tronco peitoral, mas encontrei facilidade nessa área”, afirmou a levantadora.

Currículo - Diversas vezes campeã paulista, brasileira e sul-americana, Dora é casada com o proprietário, técnico e atleta da Gladiators, Marcelo Soares, que acumula a função de delegado Regional de Supino da Baixada Santista, da Federação Paulista de Powerlifting. Eles conheceram-se em 1990, em São Paulo. Juntos, tiveram Mariana Cláudia, 15 anos.

Em 1992, Soares levou Dora para a musculação, que descobriu talento nato. “Atingir esse nível requer muito esforço, dedicação e treinamento. Tendo um parceiro que entende isso, fica mais fácil seguir adiante. Levo uma vida regrada. Preocupo-me bastante com a alimentação. Não cheguei ao meu limite ainda; posso trazer mais resultados para o Brasil”, disse Dora.

Família – No campeonato Brasileiro, a filha Mariana sagrou-se campeã das classes pré-júnior (14 a 17 anos) e adulta, na categoria até 90 quilos, levantando 62,5 quilos. O marido Soares também faturou o primeiro lugar no adulto, mais de 125 quilos, erguendo 250 quilos. Os dois e Dora estão qualificados para o Sul-Americano do Uruguai.