Ação emociona idosos no Lar São Francisco

PIC Quietude preparou festa especial no “Dia de Fazer a Diferença”

Por Christiane Disconsi | 29/9/2009

O Programa de Integração e Cidadania (PIC) Quietude promoveu uma visita especial ao Lar São Francisco de Assis, onde vivem 65 idosos. A ação ocorreu na tarde do último domingo (27) e fez parte do “Dia de Fazer a Diferença”. Parceria entre a Prefeitura de Praia Grande e a Rede Record Litoral, o evento visa promover atuações em prol da solidariedade, meio ambiente e cidadania.

Os alunos de culinária voluntários do PIC Quietude preparam pães e petit fours e levaram os doces ao Lar São Francisco. Também fizeram apresentação musical e as crianças da brinquedoteca recitaram poemas. “Foi uma feliz coincidência que esta data caiu bem no dia em que se comemora o Dia Nacional do Idoso”, comenta a diretora da unidade Sueli Dantas.

Segundo Sueli, houve envolvimento de toda a comunidade para a realização do evento. Cerca de 80 pessoas se envolveram diretamente na ação. “Desde os voluntários que prepararam os doces aos comerciantes que doaram ingredientes para que pudessem confeccioná-los. Agradeço a todos os que participaram. Nossa comunidade tem mesmo um espírito solidário”.

Para o diretor do Lar São Francisco de Assis, Silvio de Lima, o evento trouxe alegria aos idosos. “Era visível nos olhos de cada um a alegria por receber essa visita. É importante para eles. Quanto mais pessoas puderem dedicar seu tempo aos idosos, mais felizes eles serão”.

PICs e Cafes - Criado em 2003 pela Secretaria de Promoção Social e Trabalho (Sepros), o Programa de Integração e Cidadania (PIC) conta com cinco unidades nos bairros Melvi, Anhanguera (Vila Alice), Vila Sônia, Canto do Forte e Quietude. O programa oferece cursos de geração de renda, atividades esportivas, culturais e de lazer gratuitas, para participantes de todas as idades. É um espaço aberto à convivência, ao diálogo e entrosamento familiar.

Os dois Centros de Apoio à Família do Educando (Cafes) Sítio do Campo e Vila Sônia foram inaugurados em 2008 para promover a integração dos alunos da rede municipal com seus familiares. O espaço também é voltado ao desenvolvimento de atividades culturais, esportivas e de lazer.

Lar São Francisco de Assis – Carinhosamente conhecido como Lar dos Velhinhos, o Lar São Francisco de Assis abriga atualmente 65 idosos. Desde 1994 é o único asilo da região sob inteira responsabilidade de uma prefeitura. Os abrigados contam com atendimento multidisciplinar, com médico de plantão, enfermeiros e assistente social.