Semana da Consciência Negra traz diversidade cultural e debates a PG

Evento contará com apresentações artístico-culturais e fórum para debates

Por Lorena Flosi | 12/11/2009

Foto Indisponivel

A diversidade cultural e religiosa de identidade negra estará presente no Palácio das Artes, de 16 a 20 de novembro, quando acontece a Semana da Consciência Negra. Promovida pela Seção de Patrimônio Histórico da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), em parceria com o empresariado do Município, o evento busca discutir com a sociedade civil a importância da preservação e do respeito à cultura de matriz africana. Na programação estão apresentações de dança, capoeira, exposições e um fórum para debates. Todos os eventos são gratuitos e abertos ao público.

“O projeto de formatação da Semana da Consciência Negra existe desde 2001, mas só agora, com a inauguração do palácio das Artes, o Município ganhou um espaço apropriado para a realização de um evento desse porte”, comenta a chefe do Patrimônio Histórico da Sectur, Mônica Solange Rodrigues Silva. “A importância da Semana da Consciência Negra vai muito além dos limites do Município: é uma forma de discutirmos e chamar a sociedade civil para um diálogo permanente, a respeito da promoção da igualdade racial, e ferramentas necessárias para isso”.

Mônica destaca ainda o processo de formatação do evento, que contou com a opinião de representantes de setores da comunidade negra: “Formamos uma comissão, para garantir que a Semana da Consciência Negra se configurasse em um evento abrangente e representativo, não só pelas manifestações culturais nele representadas, mas também na escolha dos convidados que comporão a mesa de nosso fórum: teremos representantes dos setores religioso, educacional, cultural e até mesmo da área de saúde. Temos ótimas expectativas”, garante.

Confira a agenda da Semana da Consciência Negra em Praia Grande:

De 16 a 20: Exposições comemorativas
Salão de Eventos
Das 14 às 17 horas

Um olhar sobre nós: exposição fotográfica sobre vários temas relacionados à Cultura Africana e afro-brasileira, com a intenção de provocar a africanidade existente em todos nós.

Tumbuctu: Em conjunto com o espetáculo musical, é uma exposição de artes concebida à partir da herança africana, tendo como objetivo a promoção da cultura afro-brasileira. O projeto é coordenado pelas professoras Fernanda Iannuzz (dança) e Solange Cunha (Artes)

Dia 16 – Grupo Afroketu
18 horas
Teatro Serafim Gonzalez

A Associação Cultural Afro Ketu, que está baseada no bairro Morrinhos, em Guarujá, trabalha pelo resgate da cultura africana e afro-brasileira, e também no processo de formação da identidade do negro na sociedade nacional. O espetáculo envolve dança e teatro e traz ao longo das coreografias interpretações e reflexões sobre a história do povo negro e afro-brasileiro, desde a fundação de Palmares até os dias atuais; tem duração de 45 minutos e é composto por 38 participantes.

Dia 16 – Fórum “Igualdade Racial”
20 horas
Teatro Serafim Gonzalez

Convidados: Dr. Ivo Evangelista (Presidente do Conselho Municipal da comunidade negra de Santos – SP), Julio Evangelista Santos Junior (Coordenador executivo do projeto Educarfro – Regionl Baixada Santista, vice-presidente do Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Cubatão – SP e coordenador do Fórum Metropolitano de Desenvolvimento de Juventude Negra da Baixada Santista), Carmen S. Prisco (vice-presidente do CNAB – Região Metropolitana da Baixada Santista e Vale do Ribeira, secretária de relações institucionais e parcerias estratégicas do Instituto Oramilade), Dr. Roger Taussig Soares (diretor acadêmico da Faculdade de Teologia Umbandista) e Wagner Francisco da Costa (coordendor estadual da rede nacional de religiões de matriz africana e saúde).

Dia 18 – Homenagem aos Mestres de Capoeira
18 horas
Teatro Serafim Gonzalez

Homenagem aos mestres capoeira que introduziram o esporte na Baixada Santista, com grande espetáculo de ritmos e danças afro, como Puxada de Rede, Maculelê e Samba de Roda: As apresentações serão realizadas por membros da Associação de Capoeira Praia de Paranapuãn e convidados, com 50 participantes. Espetáculo Herança de Palmares.

A Associação Cultural Afro Ketu, que está baseada no bairro Morrinhos, em Guarujá, é uma associação que preserva e trabalha com o resgate da cultura africana e afro-brasileira e também no processo de formação da identidade do negro na sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social e política pertinentes à História do Brasil. O Espetáculo envolve dança e teatro e traz ao longo das coreografias interpretações a reflexões sobre a história do povo negro e afro-brasileiro, desde a fundação de Palmares até os dias atuais; tem duração de 45 minutos e é composto por 38 participantes.

Dia 20 – Encontro de Capoeiristas
14 horas
Salão de Eventos

Reunindo cerca de 100 capoeiristas da Associação Praia de Paranapuãn e convidados. Durante o evento, trançadeiras afro farão gratuitamente o penteado nos visitantes.