Humanização une membros da Sesap e do Irmã Dulce

Encontros temáticos serão realizados na quinta e sexta-feira (26 e 27), no hospital

Por André Aloi | 25/11/2009

Foto Indisponivel

O Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande se reúne, nesta quinta e sexta-feira (dias 26 e 27) a partir das 8 horas, para encontro com a comissão que cuida da mesma área no Hospital Irmã Dulce – gerenciado pela Fundação do ABC (FuABC). Vão discutir a Política Municipal de Humanização, Atenção e Gestão.

Aproveitam o encontro para finalizar a capacitação dos supervisores e diretores das unidades de saúde – desde a atenção básica até prontos-socorros. “No dia que escolhemos, tivemos de interromper nossa reunião para que eles pudessem tratar de plantão especial para um feriado. Na ocasião, apenas passamos a parte teórica”, disse a psicóloga Maria do Carmo Ferreira, coordenadora do GTH da Sesap.

Nesta etapa, esses funcionários terão dinâmica de grupo e o chamado acolhimento, em que fazem respondem a um questionário sobre o serviço e fazem auto-avaliação. “Mostramos que a voz deles também é importante. Queremos que eles aprendam, mas que também exponham suas dificuldades do dia-a-dia e, com isso, melhorar o desempenho das suas funções”, complementou.

O grupo foi dividido em duas turmas. A Comissão do Irmã Dulce abrirá as portas do hospital para expor os trabalhos de humanização em andamento e futuros projetos. Maria do Carmo reforça que estão levando esses funcionários para o complexo para mudar de ambiente: “Na Sesap, estão acostumados a reuniões para definir procedimentos, há cobrança. Queremos mostrar a importância de conhecerem o que o hospital oferece à população porque são esses supervisores que dão o primeiro atendimento à população e lá será o desfecho, seja de um parto ou uma cirurgia”.

Humanização — A Política Municipal de Humanização adotada pela Sesap pretende oferecer alternativas para melhorar as condições de trabalho, comunicação e integração entre as equipes de saúde e usuários, através de atividades que estimulem o profissional a acreditar na melhoria contínua dos serviços. Primeira parte dos trabalhos termina em 2009, com a capacitação dos supervisores de unidades. Em 2010, a colaboração envolverá gestores da Sesap e equipe multidisciplinar, incluindo médicos, dentistas, entre outros. Todos profissionais da área da saúde do Município passarão por esta etapa.

Irmã Dulce — A Comissão de Humanização do Hospital Municipal Irmã Dulce desenvolve alguns projetos como a Terapia Assistida por Animais, que promove a chamada Pet Terapia com cães treinados na Brinquedoteca da Pediatria; “Decoração de Pratos na Pediatria”, que conseguiu reduzir as sobras e estimular o apetite das crianças internadas; Participação dos Usuários no Processo de Humanização Hospitalar, que instituiu calendário de comemorações de datas festivas, reunindo pacientes, familiares e profissionais de saúde.