Guarda Civil Municipal de Praia Grande recebe novo uniforme

População pode identificar guardas pela vestimenta azul noite

Por Paola Vieira | 2/3/2010

Desde a última segunda-feira (1) os Guardas Civis Municipais (GCMs) de Praia Grande trajam novos uniformes. A Subsecretaria de Assuntos de Segurança Pública (Subseg) adquiriu 540 uniformes, a principal diferença está na cor, uma vez que a nova vestimenta é toda azul noite (tom mais escuro que o azul marinho). Os oficiais e graduados usarão as insignias na gola do novo uniforme, e não nos ombros, e o brasão da corporação recebeu um novo formato.

“O uniforme azul noite é mais utilizado pelas Guardas Municipais de todo o Brasil e desta forma cria uma identidade nacional para a corporação. Aqui na Baixada Santista, por exemplo, somente a GCM de Praia Grande estava com o uniforme diferente, e por esse motivo em algumas situações o guarda chegava a ser confundido com outras corporações, como por exemplo, a Aeronáutica”, explica o comandante da Guarda Civil Municipal, Marco Alves dos Santos.

Além do uniforme padrão para toda a corporação, foram adquiridos acessórios como cinto de guarnição, porta espargidor, porta algemas, porta carregador, coldre, cinto, fivela personalizada com o brasão novo da GCM, coturno, botas, jaquetas e luvas para motociclistas.

Brasão – O antigo Brasão da GCM, que ficava dentro de um escudo simples, passou a compor o escudo, que tem o formato coroado, seguindo os padrões de guardas municipais de diversas cidades. A coroa do símbolo representa cada bairro da cidade. O escudo possuí duas estrelas, significando o munícipe e patrimônio municipal, que para a corporação são as principais riquezas de Praia Grande. O novo símbolo da GCm tem ainda a cruz de malta, que significa a unilateralidade da corporação, sempre aberta à comunidade.

GCM – A Guarda Civil Municipal é composta pelo Guardas Civis Municipais, Canil, Romo (Ronda Ostensiva de Motocicletas), Guarda Ambiental e Fiscalização Náutica. No total efetivo conta com 257 guardas, sendo ativo de 230 pessoas. O trabalho da GCM é proteger os bens, serviços e instalações municipais.