PG ganha 29 medalhas no Paulistão de Taekwondo

Equipe da Cidade conquistou 9 ouros, 13 pratas e 7 bronzes

Por Fabricio Tinêo | 8/6/2010

Foto Indisponivel

A equipe de taekwondo de Praia Grande (Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer - Sejel) conquistou 29 medalhas (9 ouros, 13 pratas e 7 bronzes) na quinta etapa do Campeonato Paulista, promovido pela Federação Estadual Olímpica (FPTKDO) e Liga Nacional (LNTKD). O evento, finalizado no domingo (6), ocorreu em Mauá.

O Paulistão tem seis etapas no primeiro semestre (uma por mês). Os atletas somam pontos em cada fase e ao final, quem tiver mais é o campeão do certame. No segundo semestre adota-se o mesmo sistema no Campeonato Estadual. Ou seja, no Estado de São Paulo há dois campeões paulistas por ano.

Praia Grande - O grupo da Cidade tem comando do professor Henrique Manaroulas, com auxilio de Roberto Ribeiro e José Corrêa Filho, e do mestre Manuel Messias. Em abril, em Mogi das Cruzes, a equipe municipal conquistou 23 medalhas (nove ouros, oito pratas e seis bronzes) na terceira etapa do Campeonato Paulista.

Em março, em Guarulhos, na segunda etapa do Paulistão, o time de Praia Grande ganhou 16 medalhas (oito ouros, duas pratas e seis bronzes). Em fevereiro, em Praia Grande, na fase inicial, o grupo local foi vice-campeão da disputa de poomse (formas) e obteve o terceiro lugar no kyorugui (luta), além de conquistar 42 medalhas (24 ouros, 6 pratas e 12 bronzes).

Regras – Participam do evento atletas das classes mirim (até 12 anos), infantil (13 e 14), juvenil (15 a 17 ), adulto (mais de 18 anos) e sênior (mais de 33 anos). O torneio dividi-se em gubs: faixa amarela (8º gub); amarela ponta-verde (7º); verde (6º); verde ponta-azul (5º); azul (4º); azul ponta-vermelha (3º); vermelha (2º); e vermelha ponta-preta (1º). Os atletas faixas pretas são separados por dan (graduação).

Confira os medalhistas da Cidade na terceira etapa do Paulistão:

Ouro (9)
kyorugui
Daniel Alves – faixa preta 1º dan, adulto
Lígia Oliveira – 8º gub, infantil
Alessandra Emmerlech – 4º gub, juvenil
Ronaldo Jacintho – 2º gub, adulto
Gabriel Dias Cirino – 7º gub, adulto
Renata Mori Vidotto – 8º gub, infantil
Poomse
Ronaldo Jacintho – 2º gub, adulto
José Correa da Silva Filho – faixa preta 2º dan, sênior
Renata Mori Vidotto – 8º gub, mirim

Prata (13)
Kyorugui
Jefferson Costa – 6º gub, juvenil
Danilo Botelho – 4º gub, juvenil
Poomse
Lígia Oliveira – 8º gub, infantil
Jefferson Costa – 6º gub, juvenil
Alexsandro Silva – 2º gub, adulto
Thayane Alves Zampieri – 7º gub, juvenil
Henrique Mori Vidotto – 6º gub, juvenil
Davi Macedo – 7º gub, infantil
Dorival Siles – faixa preta 1º Dan, sênior
Andréa Rodrigues – 8º gub, juvenil
Danilo Botelho – 4º gub, juvenil
Johnatan Luiz dos Santos – 5º gub, juvenil
Otto Gustavo Mendes – 3º gub, infantil

Bronze (7)
Kyorugui
Alexsandro Silva – 2º gub, adulto
Henrique Mori Vidotto – 6º gub, juvenil
Poomse
Gustavo Rodrigues – 5º gub, juvenil
Edson Dias – 2º gub, adulto
Alessandra Emmerlech – 4º gub, juvenil
Bianca Alves Zampieri – 7º gub, juvenil
Pedro Lapebzo – 8º gub, mirim

Nomes - A seleção de taekwondo treina em quatro locais, alternando dias e horários. Na Kami Karatê-Do (Avenida dos Corretores de Imóveis, Bairro Samambaia); na Academia Dojan Atitude (Rua Fagundes Varella, 226, Bairro Ocian); na Academia Ômega Fitness (Avenida Presidente Kennedy, 13.000, Bairro Caiçara); e na Fábrica do Esporte Mestre Yoshihide Shinzato (Rua Mococa, 685, Bairro Boqueirão).