PG busca fortalecimento de conselhos escolares

Encontro reúne membros de conselhos de 55 escolas municipais

Por Priscila Sellis | 14/9/2010

A Secretaria de Educação (Seduc) realizou, nesta segunda-feira (13), no auditório Roberto Marinho, o 1º Encontro dos Membros do Conselho de Escola. O evento teve como objetivo fortalecer a atuação dos conselhos de escolas, estimulando uma gestão mais ativa e democrática junto às direções escolares.

Todas as unidades municipais de Ensino Fundamental ou Educação Infantil participaram da reunião através dos membros de seus conselhos, órgãos que são formados por representantes de professores, pais, alunos, funcionários e comunidade local, além dos diretores escolares. “O objetivo desse encontro foi fortalecer os conselhos de escolas, para que saibam exercer suas reais funções e sejam participativos”, ressalta a supervisora de ensino Natércia Gomes dos Santos, que faz parte da comissão de apoio aos conselhos escolares.

O evento contou com diversas explanações sobre outros órgãos ligados à Educação. “A idéia é orientar os membros dos conselhos escolares sobre o papel desses outros órgãos para que saibam em que situações podem acioná-los e em quais casos escolares podem contar com sua colaboração”, explicou a supervisora.

Dentro dessa linha, a presidente do Conselho Municipal de Educação, Márcia Eloriaga, discorreu sobre a função do órgão; a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Catarina Vitti, explanou sobre o papel da instituição; o conselheiro tutetar Francisco Tadeu da Costa explicou o funcionamento do Conselho Tutelar e a chefe da Divisão de Ação Comunitária nas Escolas, Valquíria Medeiros Oliveira, falou sobre a atuação das pedagogas comunitárias nas escolas.

Para a chefe do Departamento Pedagógico, Sandra Galvão, esse tipo de evento é importante para que os membros dos conselhos se conscientizem da força do seu papel. “A idéia é fomentar a participação dessas pessoas, levando-as a entender a importância desse colegiado, que pode contribuir muito com a direção escolar, em relação à diversas decisões. Por isso queremos que o conselho atue de forma correta, participativa e democrática”.

Função - Os conselhos de escola têm a função de auxiliar a gestão escolar, zelar pela transparência das ações da unidade educacional, dividir responsabilidades com a direção e contribuir para que os pais recebam informações sobre as decisões escolares. Também é seu papel elaborar e acompanhar o cumprimento das Normas de Convivência Escolar.