Sesap moderniza transporte para pacientes

Tratamento Fora de Domicílio será feito em vans, com TV a bordo

Por Antonio Cassimiro | 1/12/2011

Foto Indisponivel

A Secretaria de Saúde Pública (Sesap) está melhorando e modernizando o transporte para pacientes cujos tratamentos não são disponibilizados na Baixada Santista. O Tratamento Fora de Domicílio (TFD) é um direito do munícipe e contempla ao menos 150 moradores de Praia Grande. Além de vans com poltronas executivas e tevê a bordo, o serviço agora se tornou mais ágil e funciona em um local espaçoso e de confortáveis acomodações, no Bairro Mirim. A entrega oficial do serviço acontece na segunda-feira (6), às 11 horas.

Diariamente, pelo menos 15 pessoas buscam atendimento para seus problemas de saúde em outros municípios, saindo de suas casas ainda de madrugada para chegarem cedo ao destino. O Hospital das Clínicas, o Instituto do Câncer e o Instituto de Cardiologia Dante Pazzanese, na Capital, são os locais para onde se dirigem a maioria dos pacientes da Cidade. Veículos da Sesap transportam as pessoas, adequando agendamentos ao roteiro de cada paciente.

Segundo o secretário de Saúde Pública, Adriano Springmann Bechara, o transporte é feito de forma criteriosa. “Todo o cuidado é adotado para que as viagens sejam feitas adequadamente, respeitando os horários agendados nas instituições hospitalares fora do Município. Em razão do percurso e do desgaste físico com a viagem de ida e volta, pensamos em melhorar o serviço e beneficiar ainda mais estes pacientes”, disse.

O transporte passou a ser terceirizado, com cinco veículos novos, sendo um deles adaptado para cadeirante. Devido à burocracia com a logística e acomodações, antes o agendamento e a confirmação do horário das partidas eram informados com um dia de antecedência das viagens. Muitas vezes, por imprevistos, alguns pacientes desistiam do transporte e não conseguiam cancelar a tempo o compromisso com o transportador.

Conforme o secretário executivo da Sesap, Cleber Suckow Nogueira, com a terceirização, os pacientes ficam sabendo com boa antecedência sobre os dias e horários do transporte. “Agora com até quatro dias de antecedência os pacientes são informados dos agendamentos. Com isso, podemos otimizar toda a logística e evitar os imprevistos que ocorriam anteriormente. Se houver uma desistência, os motoristas não vão mais perder tempo e podem se programar antecipadamente”, destacou.

Para saber mais sobre o assunto ou como ter direito às remoções, basta se dirigir ao Centro de Especialidades Médica, Ambulatorial e Social (Cemas), que fica na Avenida Presidente Kennedy, 1491. O horário de atendimento é das 8 às 12 horas, de segunda a sexta-feira. É preciso levar cópia não autenticada de RG ou cartão SUS e da confirmação de agendamento na unidade de destino fora da Região Metropolitana da Baixada Santista.

O local de onde partirão os pacientes para os destinos fora do Município fica na Avenida Presidente Kennedy, 10.350, Bairro Mirim.