Emoção marca a entrega de unidade de educação especial

Denominada Sérgio Vieira de Mello, a escola vai receber 132 crianças, mas tem capacidade para atender ainda mais outras 150

Por Alex Frutuoso | 16/3/2004

Foi um final de tarde diferente, realmente especial. Com a presença de várias pessoas da comunidade, além de autoridades municipais, foi inaugurada nesta segunda-feira (15/03), a terceira unidade de educação especial construída pela Prefeitura de Praia Grande, denominada Escola de Educação Especial Sérgio Vieira de Mello, uma justa homenagem ao alto comissário de Direitos Humanos da ONU, que faleceu em atentado no Iraque. A unidade vai receber inicialmente 132 alunos provenientes do Núcleo Henry e da ADPG (Associação dos Deficientes de Praia Grande), mas tem capacidade para atender a outras 150 crianças.
No ar, o sentimento era de emoção. Emoção porque exatamente ontem, Sérgio Vieira de Mello estaria completando 56 anos de idade. A mãe do diplomata, Gilda Vieira de Mello, só não compareceu à homenagem por orientação médica. No entanto, ela mandou uma carta, na qual fez questão de parabenizar o prefeito Alberto Mourão pela iniciativa. “Senhor prefeito: foi com muita honra e emoção que recebi sua carta. A homenagem ao meu querido filho é justa e muito de acordo com seus sentimentos. Sua vida foi pauta pelo cumprimento do dever, pelo amor ao próximo, pela busca incessante da paz e pela justiça. A obra em benefício de pessoas especiais é uma realização magnânima. Estou certa de que ele se sentiria imensamente honrado por dar o seu nome a esse feito. Muito obrigado”.
Em seguida, a cerimônia prosseguiu com o depoimento de Sandoval de Oliveira Cavalcante, pai de um dos alunos da nova escola. “A Prefeitura de Praia Grande está dando a oportunidade aos nossos filhos especiais inaugurando mais uma escola, onde não irão apenas aprender a ler e escrever, e sim serem cidadãos, aprendendo a fazer trabalhos nobres como plantar, colher, cozinhar e fazer trabalhos artesanais. Esta é a oportunidade para que eles se sintam úteis”.
Já a secretária de Educação de Praia Grande, Maura Lígia Costa Russo, fez uma viagem no tempo e relembrou o início da preocupação do Município com a Educação Especial. “Falar da Educação Especial é falar um pouco da minha história e a do prefeito Alberto Mourão. Em 1980, quando ingressei como professora na Administração, já cursava faculdade de Pedagogia do Excepcional. Na época existiam apenas três ou quatro salas em escolas estaduais que recebiam esses alunos. Confesso que lutei muito para que essas crianças tivessem uma educação digna. Somente depois de nove anos, em 1989, tivemos a felicidade de ter como secretário de Educação o prefeito Alberto Mourão, que sempre nos ouvia, com toda a atenção, para proporcionar algo de melhor para nossas crianças especiais. E numa iniciativa da psicóloga Glória Santana e de Ana Maria da Silva, que na época respondia pelo Lions Clube Ocian, foram criadas as primeiras classes de estimulação, que atendiam individualmente as crianças da pré-escola que tinham dificuldade de aprendizagem. E quando Alberto Mourão deixou a secretaria nós sentimos ‘um balde de água fria’. Mas a luta continuou. E em 1993, quando assumiu a administração, Mourão, já envolvido em todo o processo, criou a Divisão de Educação Especial e o trabalho não mais parou. E suas gestões sempre terminam com um marco na Educação Especial. No final de 96, o prefeito inaugurou a Escola Anahy Navarro Trovão e agora ele entrega a Escola Sérgio Vieira de Mello. Hoje, temos uma educação especial que é referência”.
O presidente da Câmara de Praia Grande, Edson Milan, também destacou a importância da nova unidade. “Essa inauguração valeu por todo o mandato do prefeito. Nós sabemos da sua preocupação com as pessoas portadoras de necessidades especiais e essa escola está uma maravilha. Quem entra aqui, sabe da dignidade e do respeito pelos alunos nessa unidade”.
Representando a ONU e a família de Sérgio Vieira de Mello, compareceu à inauguração o diplomata Giovanni Quaglia, coordenador do sistema das Nações Unidas e representante do Escritório das Nações Unidas Contra Drogas e Crime, em Brasília. Ele falou sobre a importância da Educação como um dos fatores essenciais para o desenvolvimento humano e para o progresso da sociedade. “Atingir a educação universal é um dos objetivos da declaração do milênio, conjunto de medidas acordado pelos países que integram a Organização das Nações Unidas, com o objetivo de construir um mundo mais pacífico, justo e próspero. Por isso, tenho a honra de felicitar as autoridades presentes pela iniciativa de dar a essa escola o nome de Sérgio Vieira de Mello, que tanto lutou pelos direitos humanos e contra a exclusão social”.

SONHO - Para o prefeito Alberto Mourão, a inauguração da Escola de Educação Especial Sérgio Vieira de Mello, faz parte da concretização de um sonho que começou em 1989. “A secretária Maura Lígia lembrou muito bem o início da nossa luta pela educação na Cidade, com atenção maior para as crianças e pessoas especiais. Por isso, me sinto realizado com mais essa unidade. Hoje, o Município pode se orgulhar do que oferece em termos de Educação Especial”.
Mourão falou também sobre a lição de vida deixada por Sérgio Vieira de Mello. “Eu comecei a acompanhar o seu trabalho no Timor Leste, quando ele foi responsável por uma transição, por um processo de democratização. E infelizmente fui pego de surpresa com a notícia de sua morte, num ato de terrorismo e irresponsabilidade que não leva o mundo a lugar nenhum. Foi um homem que lutou por anos e anos para espalhar a justiça social. E que essa nossa homenagem sirva de referência para nossas crianças, que um dia, quando perguntarem quem era Sérgio Vieira de Mello, conheçam sua história e sigam seu exemplo”.
O prefeito de Praia Grande aproveitou a ocasião para fazer uma análise sobre o desenvolvimento da Educação como forma de crescimento da sociedade. “A Educação é o primeiro processo. Os países que conseguiram suplantar suas dificuldades e que criaram uma maior justiça social, foram os países que investiram maciçamente na questão educacional. Porque a Educação é a única forma de se espalhar a justiça social”.
A solenidade de inauguração da escola terminou com alguns alunos entregando presentes às autoridades e com a execução da canção predileta de Sérgio Vieira de Mello, “Eu Quero Apenas”, de Roberto Carlos. Primeiro a canção foi executada apenas ao som de uma flauta, pelo maestro André Farias. Em seguida, o Coral dos Amigos da Escola Municipal Anahy Navarro Trovão, que tem como maestro Ademir Ribeiro, entoou a mesma música.
Para surpresa de todos, André Farias, de improviso, acompanhou o teclado e o coral, em uma versão que arrancou lágrimas de muitos dos presentes. Foi o grande momento de uma data marcada pela emoção. “Até eu me perdi durante meu pronunciamento. Tentei me controlar, mas foi difícil. Entregar essa escola foi algo realmente muito emocionante. Algo com o que sonhamos muito. E isso valeu muito a pena, principalmente pelas crianças e por seus pais”, afirmou o prefeito de Praia Grande.
Por fim, Alberto Mourão, ao lado de Giovanni Quaglia descerrou a placa comemorativa à inauguração da Escola de Educação Especial Sérgio Vieira de Mello.