Lousa digital já é realidade nas escolas municipais
Iniciativa integra projeto Click-educação, que moderniza laboratórios de informática
Por Priscila Sellis | 3/4/2012

As escolas municipais de Praia Grande contam com mais uma ferramenta para melhorar e modernizar o ensino: a lousa digital. A novidade já está presente nos laboratórios de informática de todas as unidades de Ensino Fundamental. Cerca de 20% dos professores já passaram por capacitação para aprender a utilizar o novo equipamento e os demais passarão por treinamento nas próximas semanas.
A iniciativa faz parte do projeto Click-educação, que consiste na modernização de todos os laboratórios de informática das escolas de Ensino Fundamental. Além de lousas digitais, as salas de informática ganharam computadores mais modernos e mobiliário ergonômico para garantir mais conforto aos alunos, além de mudanças no piso para embutir a fiação dos equipamentos, evitando o aglomerado de fios, muito comuns em ambientes com vários equipamentos.
A lousa digital é uma espécie de computador gigante, permitindo ao professor exibir vídeos, slides, jogos pedagógicos e outros recursos, além de gravar toda a aula. As lições e explanações gravadas ainda podem ser enviadas, por arquivo, aos alunos, para estudarem em casa. A educadora Juçara da Silva Santana, que atua na escola Thereza Magri como Professora Orientadora Educacional em Novas Tecnologias (Poente), destaca o interesse dos estudantes: “Os recursos da lousa encantam e prendem a atenção dos alunos na aula. Esse equipamento permite uma interatividade que é a realidade dessas crianças nos dias atuais. Elas a chamam de lousa mágica”.
A professora Amélia Ferreira da Rocha, que dá aula para o 2º e 4º ano, na mesma escola, enfatiza: “Eles ficam muito animados quando sabem que terão aula no laboratório de informática, ficam contando os minutos. Com a lousa digital, associamos o conteúdo teórico aos vídeos e músicas, facilitando o aprendizado”, diz.
A aluna Isadora Severo de Souza, de 9 anos, afirma: “Com a lousa digital, a aula fica melhor, mais legal”. O aluno Gabriel de Camargo, 9 anos, observa: “Agora, quando o professor vai explicar um novo exercício para fazermos no computador, ele não precisa ir de aluno em aluno, é só mostrar na lousa digital. Fica mais prático”. Ele também notou as outras mudanças do laboratório: “Os computadores novos são mais rápidos e as cadeiras são mais confortáveis”.
Estrutura - Todas as escolas municipais possuem laboratório de informática, onde os alunos fazem pesquisas, trabalhos e aprendem por meio de jogos pedagógicos virtuais. As unidades de Educação Infantil também contam com sala de informática, equipadas com a Mesa Educacional, uma espécie de computador especial infantil, onde os pequenos fazem atividades pedagógicas em forma de brincadeira.
Os laboratórios de informática contam com o ’Poente’, sigla para Professor Orientador Educacional em Novas Tecnologias, que orienta os alunos nos laboratórios e auxilia o professor na sala de aula.
A iniciativa faz parte do projeto Click-educação, que consiste na modernização de todos os laboratórios de informática das escolas de Ensino Fundamental. Além de lousas digitais, as salas de informática ganharam computadores mais modernos e mobiliário ergonômico para garantir mais conforto aos alunos, além de mudanças no piso para embutir a fiação dos equipamentos, evitando o aglomerado de fios, muito comuns em ambientes com vários equipamentos.
A lousa digital é uma espécie de computador gigante, permitindo ao professor exibir vídeos, slides, jogos pedagógicos e outros recursos, além de gravar toda a aula. As lições e explanações gravadas ainda podem ser enviadas, por arquivo, aos alunos, para estudarem em casa. A educadora Juçara da Silva Santana, que atua na escola Thereza Magri como Professora Orientadora Educacional em Novas Tecnologias (Poente), destaca o interesse dos estudantes: “Os recursos da lousa encantam e prendem a atenção dos alunos na aula. Esse equipamento permite uma interatividade que é a realidade dessas crianças nos dias atuais. Elas a chamam de lousa mágica”.
A professora Amélia Ferreira da Rocha, que dá aula para o 2º e 4º ano, na mesma escola, enfatiza: “Eles ficam muito animados quando sabem que terão aula no laboratório de informática, ficam contando os minutos. Com a lousa digital, associamos o conteúdo teórico aos vídeos e músicas, facilitando o aprendizado”, diz.
A aluna Isadora Severo de Souza, de 9 anos, afirma: “Com a lousa digital, a aula fica melhor, mais legal”. O aluno Gabriel de Camargo, 9 anos, observa: “Agora, quando o professor vai explicar um novo exercício para fazermos no computador, ele não precisa ir de aluno em aluno, é só mostrar na lousa digital. Fica mais prático”. Ele também notou as outras mudanças do laboratório: “Os computadores novos são mais rápidos e as cadeiras são mais confortáveis”.
Estrutura - Todas as escolas municipais possuem laboratório de informática, onde os alunos fazem pesquisas, trabalhos e aprendem por meio de jogos pedagógicos virtuais. As unidades de Educação Infantil também contam com sala de informática, equipadas com a Mesa Educacional, uma espécie de computador especial infantil, onde os pequenos fazem atividades pedagógicas em forma de brincadeira.
Os laboratórios de informática contam com o ’Poente’, sigla para Professor Orientador Educacional em Novas Tecnologias, que orienta os alunos nos laboratórios e auxilia o professor na sala de aula.