Palestra, no Porto do Saber, explica que todos têm o seu valor

Atividade ocorreu nesta terça-feira (24) e teve participaçã de 300 pessoas

Por Daniel Elias | 24/7/2012

Mostrar que todos os servidores, independente do cargo ou função, são iguais e têm a mesma importância dentro da escola. Essa foi a finalidade da palestra com o tema “Convivência e Qualidade de Vida”, realizada nesta terça-feira (24), no Porto do Saber, um dos polos de abertura da 9a Semana do Educador de Apoio, que ocorre até sexta-feira (27). Participaram do encontro cerca 300 funcionários públicos da Secretaria de Educação (Seduc), nos períodos da manhã e da tarde.

A todo momento, durante a atividade, a ideia era de mostrar que o educador de apoio também tem participação na educação das crianças nas escolas. “Apesar dos cargos diferentes somos pessoas iguais. Buscamos passar que um funcionário feliz, de bem com a vida, transforma seu local de trabalho em um lugar agradável”, explicou o chefe da Divisão de Cultura nas Escolas da Seduc, Renato Paes.

Para passar essa mensagem, os palestrantes se utilizaram de poesias, além de literaturas brasileiras e estrangeiras. Depois tiveram apresentações dos alunos do curso de violão, como de sapateado e balé. Os presentes assistiram ainda a uma contação de história. O dia terminou com a apresentação de representantes do grupo musical Macaco Prego. “Além de oferecermos um momento de descontração e lazer, ainda conseguimos fazer com que eles conhecessem o Porto do Saber. Para se ter uma ideia, cerca de 1/3 deles , nunca tinham vindo aqui”, destacou Paes.

Presente no evento, a secretária de Educação Sandra Galvão, destacou que a Semana do Educador de Apoio permite ainda aos servidores trocarem experiências sobre a rotina e o dia a dia de trabalho. “Assim eles veem que problemas existem em todas as unidades e, com a experiência vivida em cada escola, as vezes encontram soluções que até então não tinham pensado”, completou.

De acordo com a secretária, no início do ano foi feito uma pesquisa para saber se os servidores municipais gostariam que a Semana do Educador de Apoio ocorresse por mais vezes. “E para a nossa surpresa, os funcionários solicitaram que a Semana continuasse. Nessa pesquisa, eles aproveitaram e escolheram os temas a serem discutidos nessa edição”, lembrou Sandra Galvão.

Servidores – Lotada na Escola Municipal Newton de Almeida Castro há oito anos, a atendente de educação Vivian Carla da Silva entende que a Semana do Educador de Apoio permite aos funcionários saírem da rotina e tirar o estresse. “Aqui temos a possibilidade de encontrar amigos que já trabalharam com a gente em determinada época, mas que seguiu outros caminhos”, afirmou.

Para a inspetora de aluno Luciana Severo de Souza, lotada há três anos e meio na Escola Municipal José Júlio Martins Baptista, a forma como o tema foi abordado teve mais interação com os servidores que assistiram à palestra. “Parece que foi mais direcionado. A participação de pessoas da própria Seduc na realização do evento nos aproximou ainda mais”, finalizou.

Semana – De quarta a sexta-feira (25 a 27 de julho) serão promovidas oficinas em sete unidades escolares: Carlos Roberto Dias, Ronaldo Sérgio Alves L. Ramos, José Padin Mouta, Dr. Roberto Shoji, Paulo Shigueo Yamauti, Dr. Wilson Guedes e Governador Franco Montoro.

Ao todo, serão 45 oficinas distribuídas em cinco temas: recreação, esporte e qualidade de vida, meio ambiente, hábitos alimentares e bullying. Cada funcionário pôde optar por três oficinas (uma por dia), além uma atividade para o primeiro dia de evento. As capacitações ocorrerão sempre das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30.

Confira os endereços dos polos:
De 25 a 27 de julho:
Escola Municipal Carlos Roberto Dias – Rua Duque de Caxias, nº 999 - Boqueirão
Escola Municipal Ronaldo Sérgio Alves L. Ramos – Av. Irmãos Adorno, s/n - Sítio do Campo
Escola Municipal José Padin Mouta – Rua Bororós, nº 150 - Tupi
Escola Municipal Dr. Roberto Shoji - Rua Ildefonso Galeano, nº 100 - Tupiry
Escola Municipal Paulo Shigueo Yamauti - Rua Oscar de Menezes Barbosa, nº 151 - Anhanguera
Escola Municipal Dr Wilson Guedes - Rua Manoel Rodrigues Procópio do Vale, nº 195 - Samambaia
Escola Municipal Governador Franco Montoro- Rua Paulino Borreli, nº 1.000 – Maracanã

BANCO DE IMAGENS - Confira no Banco de Imagens da Prefeitura de Praia Grande fotografias da edição anterior do “Inverno Cultural”, clicadas pelo fotógrafo Jairo Marques:
http://www.cidadaopg.sp.gov.br/imprensa/fotos