Seduc promove Festival de Violões Antônio Manzione

Evento ocorre na segunda (10), no Palácio das Artes

5/12/2012

Por Elaine Saraiva

A Prefeitura de Praia Grande, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), realiza na segunda-feira (10) a quarta edição do "Festival Antônio Manzione". O evento ocorre no Teatro Serafim Gonzalez, no Palácio das Artes (PDA), a partir das 19h30. A entrada é gratuita, e os ingressos devem ser retirados no Porto do Saber, que fica na Avenida São Paulo, 900, no Bairro Boqueirão (ao lado do Hospital Irmã Dulce), das 8 às 12 horas e das 13 às 16h30. Já o Palácio das Artes fica na Avenida Costa e Silva, 1.600, Bairro Boqueirão.

Entre as atrações, está a Camerata de Violões Seduc Praia Grande, que mostrará o talento dos alunos da escola municipal Porto das Artes, em um repertório que contará com arranjos orquestrais. O Conjunto de Violões da EM Porto das Artes, formado por alunos que iniciaram o curso de violão em 2012, também marcará presença no evento.

Os dois grupos terão como regente a professora Valquíria Duarte. Natural de Recife, Valquíria foi aluna de Antônio Manzione (e integrante da Camerata Heitor Villa-Lobos por 15 anos), de Ângela Muner e Ulisses Rocha. Atualmente, faz licenciatura em Educação Musical na Universidade Metropolitana de Santos (Unimes), além de ser violonista e idealizadora do programa “Cordas Culturais”.

Para completar a participação dos alunos da EM Porto das Artes, haverá uma apresentação individual do aluno Mayke Oliveira Vinci, de 13 anos. Mayke apresentará as músicas “Sons de Carrilhões”, de João Pernambuco e “Recuerdos de la Alhambra” de Francisco Tárrega.

O evento contará ainda com a presença dos alunos de violão do Teatro Municipal de Santos, sob a regência de Iury Cardoso; da Camerata Brasilis de Guarujá, que terá como regentes Thiago Moura e Fred Lincoln; além da apresentação do duo de voz e violão que será realizada pelo violonista catarinense Vitor Garbelotto e o cantor paulista André Mastro.

O violonista Vitor Garbelotto, que teve o seu CD eleito como o melhor disco instrumental do ano, pela Associação Paulista de Críticos de Arte, e indicado na categoria revelação ao 22º Prêmio de Música Brasileira, apresentará músicas de Radamés Gnatalli, Pixiguinha, Garoto e Rafael Rabelo.

O cantor André Mastro levará ao público números de seu primeiro CD, intitulado "Sem Descanso". O trabalho contou com participações do acordeonista Toninho Ferragutti, do clarinetista Proveta e do violonista Ulisses Rocha, pré-selecionado para o 23º Prêmio da MPB.

"Podemos dizer, sem medo, que Praia Grande é uma cidade que adotou o violão como um instrumento mais do que querido", conclui o chefe da Divisão de Cultura nas Escolas, Renato Paes.

Camerata Praia Grande – A Seduc promove desde 2005 aulas de violão, baseadas no Método Manzione de Sensibilização Musical, que consiste em aulas coletivas, nas quais os estudantes criam, ouvem e se aperfeiçoam.

A atividade passou a fazer parte do SuperEscola Cultural desde 2010, sendo que os alunos contam, atualmente, com três horas semanais de aula, proporcionando uma revolução no ensino do violão e gerando maior qualidade tanto no repertório de grupo quanto no individual.

A partir de 2006, foi criado o Encontro de Violões Seduc/Praia Grande, com apresentações dos alunos da rede municipal, também de Cameratas e Conjuntos de Violão da Baixada Santista. A partir de 2008, o Grupo de Violões passou a ser denominado como Camerata de Violões Seduc Praia Grande. Em 2009, o Encontro de Violões passou a ser chamado de Festival Antonio Manzione.

Antonio Manzione - O maestro Antonio Manzione formou-se com distinção pelo Conservatório Dramático e Musical de São Paulo em 1961, na classe do grande mestre Isaías Sávio, pai do violão brasileiro. Em 1962, tornou-se Assistente da Cátedra.

Entre os principais prêmios obtidos por ele estão: Destaque no Seminário Internacional, em Porto Alegre, em 1969; Medalha Villa-Lobos no 25º ano da morte do grande maestro no Seminário Internacional; “Poeta das Cordas”, pela União Brasileira de Trovadores (UBT); título de “Imortal” pela UBE (União Brasileira de Escritores na Assembléia Legislativa de São Paulo).

Ele promoveu o I Seminário Santista de Violão em 1972, conseguindo o número recorde de 712 inscritos e realizou uma apresentação com 1001 alunos, documentada pelo programa Fantástico, da Rede Globo (1984).

FACEBOOK - Acesse também o conteúdo do PG Notícias em nossa página no Facebook