Autoridades discutem diretrizes para a região

Para secretário de Segurança Pública do Estado, efetivo é suficiente

6/2/2013

Por Ludmila Pilipavicius

O secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, Fernando Grella Vieira, esteve reunido na manhã desta quarta-feira (06), no Auditório Jornalista Roberto Marinho, em Praia Grande, com delegados de polícia e comandantes de Polícia Militar da Baixada Santista para discutir as diretrizes que serão tomadas pelas corporações na região. A necessidade de aumento no efetivo, especialmente da Polícia Militar, foi o principal assunto debatido no encontro.

O objetivo do evento, que contou com representantes das polícias Civil, Militar e Científica, foi debater e aprimorar as ações, além de ouvir a problemática sob o ponto de vista das autoridades municipais.

Segundo o chefe da pasta estadual, no que diz respeito à Polícia Civil, novos escrivães, investigadores e delegados deverão ser destinados à região nos próximos meses, assim como em todo Estado. Já com relação ao número de policiais militares que atuam na Baixada Santista, o secretário considerou o efetivo suficiente. “O quadro fixado aqui está inteiramente provido, acima até do fixado. Aliás, na maioria das regiões do Estado o quadro não está sequer preenchido”.

Para o secretário, até que seja possível fazer uma readequação do quadro do efetivo, é preciso implementar parcerias com os municípios, como as que já são desenvolvidas em Praia Grande por meio do trabalho da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Central de Videomonitoramento. “A Operação Delegada é uma forma de parceria que está sendo bastante incentivada”.

Recentemente, o prefeito Alberto Mourão entregou ofício ao governador Geraldo Alckmin requisitando mais policiais para a Cidade. A estimativa era de 130 homens a mais, para equacionar com a média regional. O secretário afirmou apenas que o documento ainda está sendo analisado.

A vice-prefeita e secretária de Governo, Maura Lígia Costa Russo, representou o prefeito Alberto Mourão e afirmou que aproveitou a oportunidade do encontro para, mais uma vez, mostrar a necessidade que o Município tem no aumento do efetivo policial. “O momento é importante para que as autoridades discutam e para que consigamos bons frutos dessa reunião”.

Além do secretário, participaram do encontro o comandante geral da Polícia Militar, coronel Benedito Roberto Meira; o delegado-geral da Polícia Civil, Luiz Maurício Blazeck; o superintendente da Polícia Técnico-Científica, Celso Perioli; o comandante do CPI-6 (Comando de Policiamento do Interior), coronel Carlos Celso Castelo Branco Savióli; e o diretor do Departamento de Polícia Judiciária do Interior (Deinter-6), delegado Aldo Galiano Junior.

Videomonitoramento – Ao final da reunião, os representantes das polícias Militar e Civil visitaram a Central de Videomonitoramento da Prefeitura de Praia Grande. O projeto, implantado em 2001, se tornou referência no Estado de São Paulo e até no País, tendo em vista que são 1.530 câmeras instaladas em diversos pontos da Cidade.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Benedito Roberto Meira, ficou bastante impressionado ao saber que a central interliga a Guarda Civil Municipal, Secretaria de Trânsito, Polícia Militar e Samu. “Praia Grande com certeza está à frente e o ideal seria que todos os municípios contassem com um serviço assim”.

Durante a visita, as autoridades puderam acompanhar como funciona a central e como é feito o acionamento das unidades de atendimento às ocorrências.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.