Guardas aprendem técnicas de policiamento com cães

Por Ana Flávia Scarelli | 2/8/2004

Dois integrantes da GCM – Guarda Civil Municipal de Praia Grande já estão especializados em Técnicas de Policiamento com Cães. Os guardas Cotturelli e Valdivino passaram recentemente por um curso intensivo no qual aprenderam, em três dias, o que existe de mais moderno no uso de cães no combate ao crime.
Ministrado por Luiz Gabriel, um instrutor que há oito anos trabalha trazendo para o Brasil cursos e palestras da polícia especial americana SWAT, o curso é destinado a policiais, guardas e agentes de segurança.
“O curso ensina a não arriscar a vida na abordagem, mas utilizar os cães, que, menores e mais ágeis que os homens, têm mais chance de surpreender suspeitos sem serem atingidos”, explicou o GCM Cotturelli.
Realizado em Itanhaém, o curso reuniu, além dos integrantes de Praia Grande, a Polícia Militar de Presidente Prudente (SP), de Fortaleza (CE), da Guarda Metropolitana de São Paulo e do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil.
Os participantes receberam certificados e brevês da SWAT para uso nos uniformes, identificando-os como especializados no policiamento com cães.