Cursos na construção civil abrem portas para mercado de trabalho em PG

Área tem boas oportunidades de trabalho e salários atrativos

Por Ludmila Pilipavicius | 24/7/2013

Mercado em constante atividade, a construção civil tem também necessidade de mão de obra especializada muitas vezes difícil de ser encontrada. Em Praia Grande, três cursos voltados para a área estão com inscrições abertas e podem ser uma oportunidade para quem busca qualificação para conseguir um emprego.

Os cursos de ajudante de obras, aplicador de revestimento cerâmico e pedreiro de revestimento em argamassa são oferecidos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Trabalho (Sedettra) do Município.

De acordo com o agente de treinamento do Senai, José Luciano Trevisan, as três profissões são bastante promissoras. “Quem ainda tem preconceitos com relação a esses trabalhos pode estar perdendo ótimas oportunidades de trabalho. Para se ter uma ideia, atualmente, na região, um aplicador de revestimento cerâmico, por exemplo, tem ganhos em torno de R$ 2 mil a R$ 2,5 mil. Tem construtora lutando para conseguir um bom mestre de obras”, analisou.

Ele explicou ainda que no curso que será oferecido em Praia Grande, os candidatos terão orientações básicas de Saúde, Segurança e Meio Ambiente, mas também receberão lições específicas, como no caso das aulas de revestimento cerâmico nas quais os alunos aprenderão na prática a preparação e aplicação do material. “Para o curso de aplicador, tem até noções de matemática para que o aluno aprenda a calcular o material e inclusive fazer orçamentos”.
Outra boa notícia é que os cursos são abertos também às mulheres, que segundo Trevisan, têm conquistado uma significativa fatia do mercado de trabalho na construção civil. “Elas são organizadas, aprendem rápido e sempre buscam se aperfeiçoar”.

Por fim, o agente de treinamento observa que os cursos podem ser um pontapé para quem quer ir ainda mais longe. “Com esse primeiro aprendizado, o aluno poderá partir para um curso técnico em edificações, por exemplo. Esse é o passo inicial”.

Os interessados devem ter Ensino Fundamental II incompleto e idade mínima de 18 anos.

Os alunos matriculados receberão uma ajuda de custo para alimentação e transporte e ao fim do curso, os que tiverem 75% de freqüência nas aulas recebem a certificação do Senai.
Para se inscrever, os interessados devem apresentar cópia simples de RG, CPF, comprovante de residência com CEP e de escolaridade, além de comprovante de conta aberta na Caixa Econômica Federal na modalidade Poupança Fácil (código 13). Os menores de idade só poderão efetuar a inscrição acompanhados de um dos pais ou responsável. As inscrições seguem até a data de início das aulas ou até as vagas serem preenchidas.

A Sedettra fica na Avenida Ministro Marcos Freire, 6.650, bairro Quietude. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3471-1224.


AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.