PG é ouro no Campeonato Brasileiro de Vela na classe dingue

Dupla da Cidade destaca-se na categoria mista

Por Fabricio Tinêo | 19/11/2013

Foto Indisponivel

A equipe do núcleo de Praia Grande do Programa Navega São Paulo (Secretarias de Juventude, Esporte e Lazer – Sejel – e Educação – Seduc; e Marinha do Brasil) conquistou duas medalhas (um ouro e uma prata) no 28º Campeonato Brasileiro de Vela, classe dingue (barcos monotipos que foram construídos conforme desenho único, sendo que todas as medidas e pesos: casco, leme, bolina ou quilha falsa, mastro, velame são rigorosamente iguais). A competição, finalizada na última segunda-feira (18), ocorreu em Salvador, na Bahia.

O título veio na categoria mista, com a dupla formada pelos velejadores Rafael Henrique Soares da Silva e Thaís Soares. Desde 2010, Rafael vence esta disputa. Por duas vezes seguidas, ele ganhou competindo com Laís Corbal. Ano passado, a vitória veio ao lado de Diego Marques na sênior (mais de 18).

A medalha de prata no Brasileirão de Vela 2013, classe dingue, foi conquistada na feminina (idade livre), com a dupla Daniela Faggiani e Laís Corbal. Na classe mista ainda, Thiago Santana e Isabela Alves terminaram na quarta colocação. O torneio regido pela Associação Nacional da Classe Dingue (ABCD) teve apoio do Yacht Clube da Bahia. O grupo municipal tem comando do professor Silvio Bello.

Dados - Em 2012, em Brasília, a turma local conquistou quatro medalhas (dois ouros e duas pratas) no nacional. Ouros para Rafael Soares e Diego Marques, na sênior; Daniela Faggiani Dias e Tamires Gomes na feminina. Prata para Thiago Luiz de Santana e Carlos dos Santos Menezes Filho na 1.5 (tripulação com mais de 150 quilos); Vitor Sudbrack e Bruna Félix na juvenil (até 18 anos). Na dupla mista, quarta colocação para Juan Carlos Ferreira e Laís Figueiredo. Na estreante, sexto lugar para Paulo Ricardo Alves de Oliveira e Felipi Alves Franco.

Em 2011, em São Paulo, a equipe da Cidade obteve três medalhas (um ouro e duas pratas) no Brasileirão. Rafael Soares e Laís Corbal conquistaram o bicampeonato na mista (2010 e 2011). Na feminina, prata para Daniela Faggiani e Thaís Soares. Na juvenil, segundo lugar para Vítor Sudbrack e José Carlos de Souza. Em 2009, no Rio de Janeiro, a turma de Praia Grande conquistou dois ouros no nacional: na estreante com Igor Carvalho e Juan Carlos Silva e na feminina, com Daniela Faggianni e Laryssa Fernandes.

Treinos - As aulas do Navega São Paulo são abertas a pessoas de todas as idades, de segunda a sábado, das 8 às 17 horas, na Área de Lazer Ézio Dall’Acqua. Também conhecido como Portinho, o local, banhado pelo Mar Pequeno, está situado na entrada da Cidade, na Rua Paulo Sérgio Garcia s/nº, Bairro Sítio do Campo.

Para participar, basta que os interessados compareçam ao local das aulas, preencham ficha cadastral e apresentem documento de identidade com foto. Os menores de idade precisam que os responsáveis façam a inscrição. Outras informações podem ser obtidas na Secretaria de Educação (Rua José Borges Neto, 50, Bairro Mirim, ao lado da Prefeitura, telefone 3496-2350).

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.