Praia Grande terá escola de Ensino Médio e Técnico Municipal

Unidade será primeira gerida pela Prefeitura de Praia Grande

Por Daniel Elias | 16/1/2014

Foto Indisponivel

O sistema de ensino público municipal enfrentará um novo desafio, com o Lançamento da Pedra Fundamental de Nova Unidade de Ensino Médio e Técnico. O evento ocorre dia 17, a partir das 17 horas, na esquina da Avenida Doutor Roberto de Almeida Vinhas, com a Rua Dorivaldo Francisco Loria, Bairro Maracanã. O equipamento terá capacidade de atender até 1.680 alunos, com idade a partir dos 14 anos, sendo a primeira gerida pela Prefeitura de Praia Grande para essa faixa etária.

A administração da nova unidade será dividida entre as secretarias de Educação (Seduc) e Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Trabalho (Sedettra). “Propusemos um desafio e fizemos parceria com o governo estadual para realizarmos a construção desta unidade. Queremos oferecer aos nossos jovens uma melhor formação para que acessem com mais facilidade o mercado de trabalho”, enfatizou prefeito Alberto Mourão.

O sistema de gerenciamento e estrutura física seguirá os moldes das demais unidades de Escolas Técnicas Estaduais, do Centro de Paula Souza. Os alunos poderão se matricular para cursar o Ensino Médio, de manhã, e Técnico, à tarde, ou apenas o nível Técnico, no período noturno.

Mourão afirma que até o final do mandato (dezembro de 2016) pretende dar início as obras de mais uma unidade de Ensino Médio e Técnico para a Cidade. “Quanto mais tempo os jovens permanecerem na escola, menos tempo terão para ficarem ociosos. Precisamos dar uma ocupação para eles e nada melhor que aprimorar o intelecto de cada um”, ressaltou.

Além desta, outras cinco escolas foram autorizadas para que iniciassem as obras. O Bairro Ocian contará com dois equipamentos (um de Ensino Fundamental – 6º ao 9º ano – e um de Educação Infantil). As comunidades do Mirim e Caiçara também ganharão unidade de Ensino Fundamental (6º ao 9º ano). Já o Maracanã receberá mais uma de Educação Infantil.

Estrutura – A Escola de Ensino Médio e Técnico será erguida em terreno de 2.054 metros quadrados de extensão e terá 6.012 metros quadrados de área construída, sendo subdividida em cinco pavimentos (térreo e quatro andares). O equipamento contará com: 21 salas de aula e 1 de múltiplo uso; 13 laboratórios; biblioteca; quadra poliesportiva; auditório; e 10 banheiros adaptados para pessoas com deficiência.

O setor administrativo será formado por: secretaria, diretoria, sala dos professores, arquivo morto, almoxarifado, copa e banheiros. Enquanto o setor de serviços contará com: cozinha, cantina, despensa, área de serviço e sanitários.

Crescimento - A construção da nova unidade está inserida no programa Avança PG, lançado pelo prefeito Alberto Mourão, no início de novembro de 2013. Trata-se de uma série de ações que a Prefeitura de Praia Grande tomará nos próximos três anos, que prometem alavancar a economia da Cidade e a qualidade de vida dos moradores.

O programa Avança PG foi dividido em dez eixos denominados “cidades”. No Cidade Educação está prevista a construção de 17 novas escolas (duas no Bairro Vila Sônia, três no Aviação, duas no Ocian, uma no Mirim, duas no Maracanã, uma no Caiçara, uma no Samambaia, uma no Melvi e duas no Ribeirópolis).

Será realizada a ampliação das seguintes escolas municipais: Maria dos Remédios, Manoel Nascimento Junior, Natale de Lucca, Newton de Almeida Castro, Dorivaldo Fracisco Loria, Juliana Arias Rodrigues de Oliveira e Antonio Peres Ferreira (incluindo o Centro Sócio-Terapêutico).

Também serão ampliadas as sedes: da Complementação Educacional Antônio Peres Ferreira e os pólos de atividades de praia (surfe), nos bairros Canto do Forte e Ocian. Além disso, mais sete escolas passarão a contar com bibliotecas. Por fim, está prevista a entrega de 3.640 tablets, beneficiando cerca de 30 mil alunos do ensino fundamental e 1.400 professores efetivos.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.