Crianças de PG disputam torneio de Xadrez em Cubatão

Delegação levará 21 atletas de unidade do Programa de Integração e Cidadania

Por Luciano Agemiro | 16/5/2014

No próximo domingo (18), uma delegação composta por 21 atletas de três unidades do Programa de Integração e Cidadania (Pic) vai para Cubatão disputar o Torneio de Xadrez do Sesi, válido pelo Circuito de Xadrez de Cubatão. Esta é a primeira vez que uma grande delegação de enxadristas da Cidade participa de uma competição regional.

Durante toda a semana, os treinos dos enxadristas foram voltados para a competição. Nas unidades onde frequentam, o professor Claudio Chozo Yamaia, que também será o técnico da equipe, direcionou as aulas para deixar os enxadristas preparados para as disputas. A maior parte compete na categoria sub-14.

“A expectativa é muito boa. Nosso grupo está bem qualificado. Todos já disputaram torneios locais, porém agora poderão conhecer estilos diferentes de jogos e aprender com os adversários”, explicou o professor.

De acordo com a secretária de Promoção Social, Nanci Solano Tavares de Almeida, a participação dos atletas no torneio regional demonstra o resultado do trabalho aplicado nas unidades. “Ao conhecer o esporte, muitos de nossos alunos despertam interesse e se especializam no xadrez.
Isso vai ao encontro da proposta que as unidades têm de oferecer o acesso da população às diversas atividades, entre elas, o esporte.”
Os atletas são do Pic Vila Alice, Melvi e Vila Sônia.

Curso - As aulas de xadrez de Praia Grande acontecem há 2 anos, nas unidades do Programa de Integração e Cidadania (Pic) dos bairros Melvi, Anhanguera (Vila Alice) e Vila Sônia. E a partir deste ano, também na unidade Guilhermina do Programa Conviver.

Pic – Inaugurado oficialmente em 2004 pela Secretaria de Promoção Social (Sepros) em parceria com o Fundo Social de Solidariedade de Praia Grande (FSS), o Programa de Integração e Cidadania (Pic) conta com cinco unidades, localizadas nos bairros Melvi, Anhanguera (Vila Alice), Vila Sônia, Quietude e Real. Antes, um programa piloto, o Pic passou por uma série de adaptações e hoje oferece cursos de geração de renda, atividades esportivas, culturais e de lazer gratuitas, para participantes de todas as idades. É um espaço aberto à convivência, ao diálogo e entrosamento familiar.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.