Pic Melvi inicia Projeto Escola da Moda

Aula inaugural reuniu cerca de 30 pessoas que participarão das aulas de costura

Por Luciano Agemiro | 10/6/2014

As frequentadoras da unidade Melvi do Programa de Integração e Cidadania (Pic) agora contam com uma sala de aulas da Escola da Moda. O projeto do Governo Estadual levou quatro máquinas de costura novas para a unidade, além de material de trabalho. A aula inaugural aconteceu na segunda-feira (9). A expectativa é de que, com o conhecimento adquirido, as alunas possam produzir suas próprias peças e até um desfile no final do ano.

O objetivo do curso é oferecer qualificação profissional para as alunas. No total, são 180 horas de aulas onde são ensinadas as técnicas de modelagem, corte e costura de vários tamanhos de peças. As alunas receberão apostilas com dicas e conhecimentos para serem aplicados em sala. Moldes de peças diversas também foram preparados.

A grade de aprendizado inclui confecção, reforma e customização de peças. Também serão aproveitados os conhecimentos de outras aulas do Pic, como pintura em tecido, patch apliquê e customização, para incrementar as roupas. As máquinas utilizadas são profissionais e as alunas já sabem até o que querem aprender a costurar.

Frequentadora assídua das aulas de artesanato do Pic, a dona de casa Josevânia da Silva, moradora do Samambaia, garantiu a inscrição na aula e já sabe o que vai aprender a fazer. “Quero costurar um vestido social, aprender a fazer lingeries bem bonitas e muitas outras coisas”.

A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Maria Del Carmen Padin Mourão, a Maruca, deu início ao funcionamento das máquinas e aproveitou para destacar a opção de renda que as alunas poderão ter a partir de agora. “Usando a criatividade, elas conseguem criar peças incríveis, bonitas e de ótima qualidade. No final do ano, querem fazer um desfile só com as peças confeccionadas por elas. Com certeza será um evento muito lindo”, destacou.

Outras turmas ainda serão criadas até o final do ano. Para mais informações, basta procurar o Pic Melvi, que fica na Rua Heleny Rosa, nº 114, no Bairro Melvi. O telefone de contato é 3496-5064.

Visitas – Aproveitando a participação na aula inaugural do Projeto, Maruca ainda visitou os alunos de outros cursos da unidade, como a turma de Serigrafia, E.V.A, os adolescentes do Projovem e as crianças da brinquedoteca.

Pic – Inaugurado oficialmente em 2004 pela Secretaria de Promoção Social (Sepros) em parceria com o Fundo Social de Solidariedade de Praia Grande (FSS), o Programa de Integração e Cidadania (Pic) conta com cinco unidades, localizadas nos bairros Melvi, Anhanguera (Vila Alice), Vila Sônia, Quietude e Real. Antes, um programa piloto, o Pic passou por uma série de adaptações e hoje oferece cursos de geração de renda, atividades esportivas, culturais e de lazer gratuitas, para participantes de todas as idades. É um espaço aberto à convivência, ao diálogo e entrosamento familiar.

Cafe - As unidades do Centro de Apoio à Família do Educando, os Cafes, foram criadas para promover a integração dos alunos da rede municipal com seus familiares. O espaço é voltado ao desenvolvimento de atividades culturais, esportivas e de lazer. O programa também oferece cursos gratuitos profissionalizantes e de geração de renda.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.