Exposição fotográfica aborda patrimônio histórico de São Paulo

Mostra segue aberta à visitação até dia 17 de outubro

Por Jaqueline de Marco | 5/9/2014

Para conhecer um pouco mais sobre a história e geografia de diversos pontos do Estado, uma boa pedida é conferir a exposição gratuita “Patrimônio Paulista - Litoral e Vale do Paraíba”, do Museu da Casa Brasileira, de São Paulo, no Palácio das Artes, em Praia Grande. A abertura da mostra aconteceu na tarde de quinta-feira (4). A mostra conta com curiosidades e características de 25 cidades destas regiões, levantadas pela escritora e cientista social Margarida Cintra Gordinho, além de aproximadamente 90 fotografias realizadas por equipe coordenada pelo fotógrafo Iatã Cannabrava.

A mostra pode ser visitada de terça-feira a sábado, sempre das 14 às 18 horas, até dia 17 de outubro. O Palácio das Artes fica na Avenida Presidente Costa e Silva, 1600, Bairro Boqueirão.
O trabalho conta com imagens de pontos históricos de municípios como São José dos Campos, São Luis do Paraitinga, São Vicente, Cananéia, Iguape, Itanhaém, Peruíbe, Bertioga, Santos e São Sebastião. Todos os espaços registrados são bens culturais da Região Metropolitana de São Paulo, tombados pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat), órgão ligado à Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.

A exposição (e uma publicação chamada “Litoral e Vale do Paraíba”) dá continuidade à Coleção Patrimônio Paulista, iniciada em 2010. Fruto da parceria entre o Museu da Casa Brasileira e o Condephaat, a coleção pretende divulgar e tornar acessível ao público os registros do patrimônio histórico protegido pelo Condephaat, por meio de tombamentos em todo o Estado de São Paulo.

De acordo com a presidente do Condephaat, Fernanda F. Bandeira de Mello, com o desafio recente das questões ambientais o desejo do setor é que a preservação patrimonial também tenha sua importância reconhecida pela sociedade. “O desenvolvimento de cada município, do Estado e do País passa pela valorização de seus bens culturais, arquitetônicos e turísticos. Esse é o caminho para mostrar que é possível compatibilizar desenvolvimento e progresso com respeito à história e à cultura”, afirmou.

O secretário de Cultura e Turismo, Esmeraldo Vicente dos Santos, o Dinho, presente na abertura, elogiou a mostra. “É um trabalho super profissional e está muito bonito. Tenho certeza que a população de Praia Grande e turistas de diversos locais do Brasil vão gostar bastante da exposição”.

Quem conferiu a exposição foi o promotor de vendas, Elizeu Guerreiro Soares, de 33 anos. Segundo ele, o trabalho é muito importante para a história da Baixada Santista e dos demais locais retratados. “Às vezes, por falta de tempo não conseguimos conferir os pontos históricos. É uma boa oportunidade para conhecer um pouco do passado da nossa região”.

Aniversário – A mostra faz parte das comemorações do mês de aniversário do Palácio das Artes, que completa 6 anos de existência no dia 11 de setembro. Para celebrar a data, diversas atrações estão programadas no local durante todo mês.

Dentre as apresentações estão a exposição “Patrimônio Paulista - Litoral e Vale do Paraíba”, performances musicais e de dança, espetáculos teatrais infantis e de humor.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.