Alunos da EM Cidade da Criança recebem tablets

Prefeito entregou 80 equipamentos que estimularão o aprendizado

Por Paola Vieira | 10/10/2014

Aulas mais prazerosas, inserção das crianças no mundo digital, alunos motivados e facilitação na preparação das aulas dos professores são alguns dos objetivos alcançados nas escolas municipais de Praia Grande que receberam da Administração Municipal tablets e lousas digitais. Na manhã desta sexta-feira (10), o prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão, oficializou a entrega de 80 tablets para utilização dos alunos da Escola Municipal Cidade da Criança.

No total a Administração Municipal está entregando 2.240 tablets para utilização dos alunos, 1.500 para os professores e ainda 370 equipamentos entre lousas digitais e quadrilines (lousas panorâmicas de fundo branco). Até o final do ano, todas as 28 unidades de ensino fundamental do Município contarão com os Kits Smart Digital, compostos por uma lousa interativa sensível ao toque (touch screen), um projetor de imagens e um computador, possibilitando ao professor criar e apresentar sua aula através dos equipamentos.

A chegada dos tablets às escolas marca a transição do antigo modelo de laboratório de informática para uma ferramenta que transformará a rotina das salas de aulas. A Secretaria de Educação (Seduc) ainda realiza adaptações nas escolas de ensino fundamental para que cada uma tenha acesso sem fio à internet (Wi-Fi).

Alberto Mourão lembrou de um dos primeiros projetos educacionais voltados à tecnologia, o Infopai, criado pela Prefeitura em 2003 com o objetivo de proporcionar aos pais e familiares dos alunos o contato com o mundo digital e destacou a importância de oferecer acesso às tecnologias aos alunos como forma de incentivo aos estudos.

“Queremos cada vez mais criar meios e condições para que os alunos se sintam atraídos pelas aulas e os professores convivam com a modernização. Estes equipamentos estimulam o ensino e facilitarão a vida de todos. Todas as escolas, sem distinção de bairro, seguem o mesmo padrão desde uniforme e merendas até equipamentos como tablets e lousas digitais e a estrutura física”, explicou o prefeito.

Professora do 3º ano, Gracione Gomes da Silva, destacou os benefícios que os equipamentos proporcionam aos alunos. “Estas são ótimas ferramentas para os professores e alunos. A tradicional lousa nos restringia algumas coisas como as ilustrações porque não desenhamos tão bem assim e com as lousas digitais os desenhos e vídeos são excelentes. Os tablets também são ótimos para o aprendizado do aluno e para a preparação da aula do professor”.

Giovanna Rodrigues dos Santos, 8 anos, aluna do 3º ano disse que agora se sente mais motivada a estudar. “Antes era aquela lousa que usava giz e hoje assistimos vídeos e aulas em uma lousa moderna. É mais legais. Tenho um tablet em casa que uso para jogar, mas o da escola vou usar para estudar”.

Já o aluno Wesley Messias Alquino, de 10 anos, chegou a ensinar o prefeito a utilizar o tablet . “Vai nos ajudar a entender melhor a aula. Mostrei para o prefeito uma história que tem no tablet, expliquei para ele como funciona. Com certeza gosto mais da aula agora”.

A nova unidade foi entregue em 2012 e atualmente atende 440 alunos. O bairro ainda conta com a E.M Sergio Dias de Freitas.

Radio e TV Cidade da Criança– Um projeto de educomunicação da Escola Municipal Cidade da Criança, desenvolvido por alunos da unidade, a Radio e TV Cidade da Criança realizou entrevista com o prefeito de Praia Grande durante a entrega dos equipamento.

Entre as questões abordadas pelos alunos estavam a entrega dos tablets e lousas digitais e a intenção de municipalização das escolas estaduais para melhoria na qualidade do ensino.

O prefeito falou da construção de duas ETIMs (escolas de Ensino Técnico Integrado ao Médio) dos recursos municipais para a área de educação, da construção de 17 colégios e da implantação de rádio e TV educativas como meta párea ampliar a comunicação entre o Poder Público e a população, informando corretamente o cidadão informado. “Estamos preparando a autorização do Ministério da comunicação para, até o final do governo, inaugurar a TV educativa”.

Avança PG - O plano de metas Avança PG, no eixo Cidade Educação, prevê ações para diversas áreas no triênio 2014-2016. O objetivo é assegurar a manutenção da qualidade do ensino municipal, implementando inovações e tendo como foco principal o educando, com sua formação dentro de conceitos morais e éticos.

Crescimento – Referência na área de educação para o Estado e País, o ensino municipal de Praia Grande vem crescendo gradativamente para acompanhar o crescimento populacional do Município. Em 1992, Praia Grande contava com 24 escolas. Atualmente, são 64 unidades municipais de ensino (mais o Centro Municipal Sócio Terapêutico, Antonio Tavares Santana), o que representa um crescimento de 166%.

Atualmente, são mais de 47 mil alunos matriculados. O Município fornece cerca de 90 mil refeições por dia, com cardápio elaborado por nutricionistas, para alunos da rede municipal e estadual. Além disso, a Administração Municipal assumiu boa parte do atendimento do Estado do 6º ao 9º ano.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.