Atendente de Educação faz garotada soltar a voz ao som do violão

Servidor anima alunos da EM Leopoldo Vanderlinde

Por Priscila Sellis | 11/6/2015

A música faz parte da rotina da maioria das escolas de Praia Grande, mas na unidade de Educação Infantil e Creche Leopoldo Estásio Vanderlinde ela tem um gostinho especial. Nessa escola, o momento musical é especial e esperado ansiosamente pelas crianças. Todos os dias, os alunos da escola soltam a voz animadamente, conduzidos pelo atendente de educação II Marcos Rogério Plaza de Lima e seu violão.

Com dez anos de atuação na rede municipal de ensino de Praia Grande, Marcos já passou por várias escolas e, em todas elas, usou a música para alegrar as crianças. Além de animar os pequenos no dia a dia, Marcos é presença garantida nas festas escolares de Dia das Mães, Dia das Crianças, Formaturas, Natal, entre outras datas.

Seu repertório inclui desde cantigas infantis antigas como “O Sapo Não Lava o Pé”, “Pintinho Amarelinho”, “Borboletinha” e “Sapo Cururu” até as músicas da Galinha Pintadinha, Xuxa e Palavra Cantada. “Muitas vezes, as próprias crianças me trazem sugestões de novas músicas, como foi, por exemplo, o caso das canções do grupo Palavra Cantada. Aí, eu pesquiso, aprendo e depois canto pra eles, atendendo aos pedidos. É uma troca de aprendizado”, diz Marcos.

O atendente enfatiza que a música é um excelente instrumento para o desenvolvimento da criança. “Acredito que contribui para melhorar o vocabulário e estimular a socialização, já que elas cantam em grupo. Além disso, melhora a coordenação motora, pois elas fazem gestos de acordo com as letras das músicas”.

Ele também destaca que até mesmo o aprendizado do alfabeto e dos numerais é favorecido por meio da música. “A canção Indiozinho aborda os numerais, enquanto o Abecedário da Xuxa ensina o alfabeto, só para citar dois exemplos. Percebo que as crianças absorvem esse tipo de ensinamento facilmente com a música”.

Para ele, a maior alegria é ver o desenvolvimento dos pequenos através do seu trabalho. “Já vi muitas crianças que antes eram excessivamente tímidas, mas que depois começaram a se soltar e superar a timidez em nossos momentos musicais. Isso é gratificante”.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.