Confraternização junina reúne mais de 300 pessoas no Conviver Caiçara

Unidade oferece atividades físicas e culturais aos idosos

Por Luciano Agemiro | 15/6/2015

Brincadeiras juninas, fantasias e muitos pratos caseiros atraíram mais de 300 pessoas à confraternização junina da unidade Caiçara do Programa Conviver, na sexta-feira (12). Frequentadores e familiares aproveitaram as mais de quatro horas de festa. Nem a chuva e o tempo frio atrapalharam. O segredo do sucesso da festa foi a união de todos.

A quadra coberta foi enfeitada com bandeirinhas e barracas temáticas foram montadas. Uma só com os doces, outra só para os salgados. A pipoca ganhou uma barraca exclusiva e as bebidas também. Cada participante levou um prato de doce, salgado ou refrigerante, que foram distribuídos entre os convidados.

Quem gosta competir em gincanas, pôde participar do desafio das balas, onde o candidato tinha de adivinhar quantos doces havia no pote. Pescaria, argolas e tiro ao alvo também estavam entre as brincadeiras. Os campeões levavam brindes para casa. Durante toda a festa, os animadores chamavam os participantes para responder questões diversas, dançar ou distribuir prêmios.

Ainda foram realizados concursos diversos. No mais concorrido, caracterização e simpatia serviram de quesitos para eleger a miss caipira Antonieta Maria de Oliveira, de 58 anos e o mister, Norberto Pereira Marques, de 68.

A tradicional quadrilha também divertiu os idosos. O diferencial é que foi aberta a qualquer participante. Só o casamento foi programado. Os outros pares foram montados na hora. Um grande improviso que divertiu participantes e convidados.

A aposentada Luiza Gabriel de Souza, de 74 anos, participou da dança e disse que gostou de todas as atrações. “Moro aqui perto e sempre participo destas festas. Adorei tudo”.

Uma das mais animadas da festa foi a aposentada Martha Ilze Parra, de 76 anos, que convidou o filho para participar e dançou, pulou e se divertiu durante toda a festa. “Todo ano a festa aqui é muito animada. Eu não perco. Me divirto muito”.

De acordo com a diretora da unidade, Silvia Rebustine Bonito, o sucesso da festa foi resultado da união dos frequentadores, que se empenharam para que tudo pudesse acontecer. “Reunimos representantes de todas as oficinas da unidade. Cada grupo ficou responsável por um setor, seja uma barraca, uma brincadeira ou outra atração. O resultado foi esse evento maravilhoso. Foi a melhor festa que já tivemos aqui na unidade”.

Além dos frequentadores da unidade, familiares, amigos e frequentadores de outras unidades do Programa Conviver também prestigiaram a confraternização.

Segundo a chefe da Divisão de Proteção Especial, Vania Gimenes, é sempre muito bonito e importante ver a confraternização entre os idosos e a festa junina já faz parte do calendário das unidades. “Aqui se misturam diversas faixas etárias, já que temos os frequentadores não só do Conviver, mas também da Creche do Idoso, nosso centro dia. Só vi carinhas felizes hoje”.

De tão democrática, a festa teve espaço até para festejar o aniversário de um colaborador muito querido pelos frequentadores do Conviver Caiçara. O técnico desportivo pedagógico, Thiago Sgarbi Frazão da Silva completou 28 anos e ganhou muitos beijos e abraços.

Conviver – O Programa Conviver foi iniciado em 1993. É destinado à pessoas maiores de 50 anos, oferecendo atividades físicas, culturais e de lazer, além de trabalhos manuais. O Programa permite a interação entre os idosos.

Nas unidades do Guilhermina e Caiçara, os participantes contam com espaço para leitura, sala de vídeo, varanda com jogos de mesa e piscina, além das instalações da Creche do Idoso. Nas sedes à beira-mar como o Vivência Ocian e o Boqueirão, as atividades são voltadas ao condicionamento físico, esportes e lazer.

Desde 2009, Praia Grande ocupa o primeiro lugar no Índice Futuridade entre as cidades com mais de 200 mil habitantes. O índice estadual mede a qualidade de vida e a atenção ao idoso nos municípios.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.