Pedagogas intensificam ações para aproximar família da escola
Esportes, gincanas, jogos e brincadeiras entre pais e filhos estão entre atividades
Por Priscila Sellis | 25/8/2015

Durante todo o mês de agosto, as pedagogas intensificaram as ações que aproximam a família da escola, com foco na interação entre pais e filhos. Atividades esportivas e artísticas em família, brincadeiras entre pais e filhos, apresentações teatrais e musicais, palestras, jogos, gincanas, dinâmicas, sessões de filmes, exposições e até passeios foram promovidos pelas escolas municipais, visando promover momentos de lazer e confraternização entre os alunos e seus familiares. A ação é uma extensão da Semana da Família, realizada sempre no mês de agosto e instituída em Praia Grande pela Lei nº 1.270/2005.
Na EM Luzia Borba, por exemplo, as famílias tiveram a oportunidade de participar de várias atividades organizadas em sistema de rodízio. Enquanto uma classe realizava contação de histórias, outra promovia um momento para os pais desenharem e pintarem junto com os filhos. Simultaneamente, um terceiro espaço realizava dinâmicas e, no pátio, crianças e seus familiares faziam brincadeiras como batata-quente e dança das cadeiras.
Dado o sinal, os participantes trocavam de estação, passando assim por todas as atividades. “Os filhos ficam felizes com nossa presença aqui, eles querem nos mostrar o seu ambiente. Meu filho está adorando esse nosso momento juntos”, comentou Angélica Karen de Jesus, mãe de João Vitor, de 6 anos. “Acho importante estar aqui com meu filho, porque ele percebe que me interesso por ele. E já aproveito para observar o desempenho dele na escola”, disse Daiane Santos Souza, mãe do Lucas, de 4 anos.
A pedagoga comunitária da unidade, Cláudia Cristina de Souza Bastos, ressaltou que a participação dos pais foi intensa nas atividades promovidas pela escola ao longo do mês. “Eles foram super participativos. Teve criança que veio com a família inteira. Isso é muito importante, pois o interesse dos pais pela escola e sua participação na vida escolar do filho se reflete positivamente no desempenho da criança”.
A chefe da Divisão de Ação Comunitária da Secretaria de Educação, Valkíria Medeiros, destaca que ações como estas fortalecem o elo entre família, escola e comunidade. “São momentos prazerosos, que possibilitam a valorização do relacionamento e a melhoria do convívio familiar. Vale ressaltar também que contamos com muitos parceiros e voluntários que participaram ativamente, mostrando que a escola é um espaço aberto e receptivo”.
Pedagogia Comunitária – Praia Grande foi a primeira Cidade do país a implantar nas escolas a figura do Pedagogo Comunitário, profissional que atua diretamente com a comunidade para transformá-la em aliada no processo educativo, visando melhorar o desempenho escolar do aluno. Cada bairro tem um ou mais pedagogos responsáveis por promover ações de aproximação entre família e escola, pais e alunos, transmitindo-lhes a consciência do quanto isso é importante. Implantado em 2005, o projeto muda o conceito de educação, buscando a parceria da comunidade para melhorar a vida de alunos e moradores do bairro. A iniciativa foi inspirada no programa Cidade Escola Aprendiz, criado por Gilberto Dimenstein, um dos jornalistas mais respeitados do país.
AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.
Na EM Luzia Borba, por exemplo, as famílias tiveram a oportunidade de participar de várias atividades organizadas em sistema de rodízio. Enquanto uma classe realizava contação de histórias, outra promovia um momento para os pais desenharem e pintarem junto com os filhos. Simultaneamente, um terceiro espaço realizava dinâmicas e, no pátio, crianças e seus familiares faziam brincadeiras como batata-quente e dança das cadeiras.
Dado o sinal, os participantes trocavam de estação, passando assim por todas as atividades. “Os filhos ficam felizes com nossa presença aqui, eles querem nos mostrar o seu ambiente. Meu filho está adorando esse nosso momento juntos”, comentou Angélica Karen de Jesus, mãe de João Vitor, de 6 anos. “Acho importante estar aqui com meu filho, porque ele percebe que me interesso por ele. E já aproveito para observar o desempenho dele na escola”, disse Daiane Santos Souza, mãe do Lucas, de 4 anos.
A pedagoga comunitária da unidade, Cláudia Cristina de Souza Bastos, ressaltou que a participação dos pais foi intensa nas atividades promovidas pela escola ao longo do mês. “Eles foram super participativos. Teve criança que veio com a família inteira. Isso é muito importante, pois o interesse dos pais pela escola e sua participação na vida escolar do filho se reflete positivamente no desempenho da criança”.
A chefe da Divisão de Ação Comunitária da Secretaria de Educação, Valkíria Medeiros, destaca que ações como estas fortalecem o elo entre família, escola e comunidade. “São momentos prazerosos, que possibilitam a valorização do relacionamento e a melhoria do convívio familiar. Vale ressaltar também que contamos com muitos parceiros e voluntários que participaram ativamente, mostrando que a escola é um espaço aberto e receptivo”.
Pedagogia Comunitária – Praia Grande foi a primeira Cidade do país a implantar nas escolas a figura do Pedagogo Comunitário, profissional que atua diretamente com a comunidade para transformá-la em aliada no processo educativo, visando melhorar o desempenho escolar do aluno. Cada bairro tem um ou mais pedagogos responsáveis por promover ações de aproximação entre família e escola, pais e alunos, transmitindo-lhes a consciência do quanto isso é importante. Implantado em 2005, o projeto muda o conceito de educação, buscando a parceria da comunidade para melhorar a vida de alunos e moradores do bairro. A iniciativa foi inspirada no programa Cidade Escola Aprendiz, criado por Gilberto Dimenstein, um dos jornalistas mais respeitados do país.
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