Professores de PG contribuem com a Base Nacional Curricular

Documento do MEC determina os conhecimentos que alunos do País têm direito de aprender na Educação Básica

Por Priscila Sellis | 7/12/2015

Foto Indisponivel

Cerca de 1.500 professores da rede municipal de Praia Grande acessaram o documento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na última semana para se cadastrar, conhecer, interagir e contribuir com a Base, concordando ou discordando das propostas e até mesmo enviando suas próprias ideias. Ação do Ministério da Educação (MEC), a BNCC determina os conhecimentos e habilidades essenciais aos quais todos os estudantes brasileiros têm o direito de ter acesso durante sua trajetória na Educação Básica, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, ou seja, estabelece um currículo único para as escolas do Brasil.

A Secretaria de Educação de Praia Grande (Seduc) se mobilizou para estimular equipes escolares e professores a contribuírem com a Base Nacional. Foram realizadas quatro reuniões com diretores escolares e assistentes técnicos pedagógicos. “Essas reuniões foram importantes para instrumentalizá-los visando à realização de discussões produtivas sobre a Base em suas unidades escolares”, comentou a chefe da Divisão de Ensino Fundamental, Rosângela Maniçoba, explicando também que a Seduc enviou às escolas atas e arquivos em slides com um panorama geral da Base Nacional para serem utilizados nos encontros de HTPC (Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo), padronizando o conteúdo discutido com os professores. “A finalidade foi assegurar que todos tivessem acesso às mesmas informações sobre a Base”, destacou.

Além de discutir o assunto nos HTPCs, os professores puderam contribuir com a Base durante o HTPI (Horário de Trabalho Pedagógico Individual), que em Praia Grande é realizado online, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), criado pela Coordenadoria de Programas de Inclusão Digital e coordenado pela Divisão de Formação e Aperfeiçoamento de Educadores. No AVA, os professores tiveram acesso ao material de pesquisa sobre a Base e ao link do documento do BNCC, onde os docentes se cadastraram e deixaram suas contribuições.

No Dia Nacional da Base, ocorrido em 2 de dezembro e criado para mobilizar educadores do País a discutirem o assunto, técnicos da Seduc de Praia Grande também se envolveram, participando de encontro regional na Universidade Monte Serrat (Unimonte).

O próximo passo prevê a realização de discussões com os professores para alinhar os conteúdos da Base à realidade de Praia Grande. Isso porque, apesar de ser igual para todo o Brasil, a Base também prevê espaços para os conteúdos definidos pelas escolas e redes, de acordo com as particularidades de suas regiões.

Para a secretária de Educação de Praia Grande, Cláudia Meirelles, as discussões sobre a unificação do currículo e seus reflexos são extremamente relevantes. “Vamos estudar e ajustar, em parceria com os técnicos e professores da rede, os conteúdos dos nossos planejamentos aos objetivos de aprendizagem da Base Nacional Comum Curricular, visando aproximar os conteúdos escolares do cotidiano dos alunos, garantindo uma aprendizagem significativa. O foco é sempre garantir a aprendizagem do aluno”.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.