Equipe da SEMA acompanha coleta de esgoto realizada pela SABESP

Foram retiradas amostras das três Estações de Pré-Condicionamento de PG

Por Paola Vieira | 28/3/2016

Com o objetivo de avaliar o funcionamento das Estações de Pré-Condicionamento (EPC) e a qualidade do esgoto tratado que segue para o mar, nesta segunda-feira (28), técnicos da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), realizaram coleta de amostra de esgoto nos três equipamentos do Município, localizados nos bairros Canto do Forte, Tupi e Caiçara. A ação teve acompanhamento de biólogos da Secretaria de Meio Ambiente (Sema).

De acordo com a bióloga da Sema, Mariane Laurentino, mensalmente a coleta é realizada, mas a cada semestre é necessário acompanhamento de responsáveis da Prefeitura. “A ação, além de estreitar o relacionamento entre os órgãos, ainda é um dos critérios para aumentar a pontuação do Município para obtenção do selo de qualidade do Programa Município VerdeAzul, do Governo do Estado de São Paulo, que visa incentivar as cidades paulistas a desenvolver agenda ambiental estratégica compreendendo a dez diretivas na área ambiental”.

As dez diretivas são: Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Biodiversidade, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Cidade Sustentável, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho Ambiental.

Durante a diretiva é realizada coleta do material no afluente e efluente do esgoto. São retirados cerca de 5 litros de material que indicará, após análise laboratorial, se o esgoto está influenciando na qualidade do mar.

Estações - As EPCs tem por finalidade remover os materiais sólidos e flutuantes no esgoto e são constituídas de um conjunto de 7 peneiras rotativas, com capacidade de tratamento de 2,2 metros cúbicos por segundo, que significa 2,200 litros de esgoto tratado. Concluído o processo na estação de pré-condicionamento, o esgoto é lançado ao mar através do sistema de emissário submarino, onde são diluídos e afastados do litoral pelas correntes marítimas a cerca de 3.330 metros da costa e a uma profundidade de 16 metros. As correntes marítimas fazem a dispersão dos esgotos pré-condicionados.

O Município conta com 13 estações elevatórias, que enviam o esgoto para tratamento nos três emissários submarinos. De acordo com a Sabesp, em Praia Grande, 100% do esgoto coletado é lançado para os emissários de forma que os dejetos não poluam as praias.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.