Dia Mundial da Bicicleta – Praia Grande é referência em investimentos cicloviários

Com 84 km de ciclovias, é a maior malha da Baixada e uma das principais do País

18/4/2017

Comemorado no dia 19 de abril, o Dia Mundial da Bicicleta é uma data que vai ao encontro dos investimentos cicloviários realizados em Praia Grande. A Cidade hoje conta com 84,22 km de ciclovias, número que a destaca como a maior malha cicloviária da Baixada Santista e uma das cinco principais em todo o País. Com os trechos já projetados, a intenção da Administração Municipal é que nos próximos anos Praia Grande ultrapasse os 100 km de ciclovias construídas. E a infraestrutura não se resume somente a vias exclusivas, mas também ações logísticas, atividades educativas e prêmios ganhos.

De acordo com a Secretaria Municipal de Trânsito de Praia Grande (Setran), estima-se que um terço da população possua bicicleta e que a utilize como meio de transporte diário (aproximadamente 100 mil pessoas). No período de alta temporada de verão, quando Praia Grande ocupa a quarta colocação na preferência de turistas de todo o País, segundo pesquisa do Ministério de Turismo, esse número aumenta ainda mais.

As ciclovias e ciclofaixas existentes estão espalhadas por toda a Cidade, nos seguintes locais: Avenida Ecológica e Avenida Marechal Mallet, Bairro Canto do Forte; Avendia Ayrton Senna, Bairro Xixová; Palácio das Artes e Avenida São Paulo, Bairro Boqueirão; Rua Profº Olavo de Paula Borges, Avenida Irmãos Adorno e Avenida do Trabalhador, Bairro Sítio do Campo; Rua Sérgio Gregório, Bairro Vila Sônia; Avenida Álvaro dos Santos, Bairro Mirim; Avenida Dr. Roberto de Almeida Vinhas, Bairro Maracanã; Curva do S, Bairro Ribeirópolis; marginal à Rodovia Padre Manoel da Nóbrega, na altura do Bairro Melvi; Ruas Coelho Neto e Graça Aranha, Bairro Solemar; Espaço Samambaia, Bairro Samambaia; marginais da Via Expressa Sul, entre os Bairros Boqueirão e Mirim; além de toda extensão da praia (Avenida Presidente Castelo Branco).

A evolução do sistema cicloviário em Praia Grande é constante e desde 2008 foram construídos aproximadamente 28 km a mais de vias exclusivas para o uso de bicicletas. Confira a evolução ano a ano:
Em 2008 – 56,3 km de ciclovias construídas;
Em 2009 – 68,5 km de ciclovias construídas;
Em 2010 – 72,2 km de ciclovias construídas;
Em 2011 – 76,5 km de ciclovias construídas;
Em 2012 – 78,9 km de ciclovias construídas;
Em 2013 – 79,5 km de ciclovias construídas;
Em 2016 – 84,2 km de ciclovias construídas.

De acordo com a chefe da Seção de Educação e Segurança do Trânsito de Praia Grande, Elaine Fornazieri, a Cidade define como um dos principais programas de educação para o trânsito uma política de utilização da bicicleta como modalidade de transporte seguro. “Para isso, vem investindo no desenvolvimento em trabalhos que interliguem todo o sistema urbano e promovam ações permanentes voltadas à utilização adequada desses equipamentos”.

Fornazieri destacou que a cada novo trabalho urbano que é projetado na Cidade é sempre analisada a possibilidade de incluir uma via para a utilização exclusiva dos ciclistas. “As próximas etapas devem incluir ciclovias nas Avenidas Dr Roberto de Almeida Vinhas e Diamantino Cruz Ferreira Mourão, com as obras de urbanização das marginais à Rodovia Padre Manoel da Nóbrega”, completou.

Redução de acidentes - As ações de educação, sinalização e fiscalização de trânsito realizadas em Praia Grande têm resultado em constantes reduções no número de acidentes ocorridos na Cidade. De acordo com levantamento da Secretaria Municipal de Trânsito (Setran), somente no primeiro bimestre de 2017 foi registrada uma queda de 26,5% em comparação ao mesmo período do ano passado. Este ano, ocorreram 308 acidentes, contra 419 de janeiro a fevereiro de 2016. Somente em casos envolvendo ciclistas, a redução foi de 8,3% (passando de 24 para 22, no primeiro bimestre).

O secretário municipal de Trânsito, Marcelo Afonso Prado, explicou que as ações previstas para acontecerem ainda no final do primeiro semestre de 2017 devem resultar em mais segurança viária a ciclistas. “Estamos atualmente realizando estudos para normatizar a utilização das ciclovias, o que melhorará a logística dos veículos que trafegam por estes locais, evitando conflitos viários”.

Reconhecimento - O Município já recebeu cinco vezes o troféu “Cidade Amiga da Bicicleta”. Dois foram concedidos pela própria Associação Brasileira de Ciclistas, em 2007 e 2008, outro pelo Instituto Pedala Brasil e União de Ciclistas do Brasil, durante o evento “Bicicultura”, realizado na cidade de Sorocaba, em 2010. Em 2014 pela Associação Brasileira de Ciclistas, Skates, Patins e Cadeirantes, e pela Liga Santista de Ciclismo no 1º Congresso de Mobilidade das Cidades Cicloviárias da Baixada Santista. E em 2016, durante o II Festival da Bicicleta do Litoral Paulista, na cidade de Santos. Na ocasião, a Prefeitura também recebeu a medalha “Cláudio Clarindo 2016”, entregue para técnicos e ativistas na área.

Ciclista Cidadão - A Cidade conta com diversas ações voltadas ao ciclista e a principal delas é o projeto Ciclista Cidadão. Iniciado em setembro de 2011, ele consiste no cadastro de proprietários de bicicletas da Cidade realizado após colagem de adesivo numerado nos veículos. Com as informações levantadas, a Secretaria de Trânsito está mapeando o perfil dos ciclistas da Cidade e direcionando de forma mais efetiva as ações de trânsito no Município. Os adesivos numerados do projeto Ciclista Cidadão foram confeccionados com material de alta aderência e reflexivo, que além de identificar os ciclistas ainda servem como elementos refletivos, tornando o veículo mais visível durante a noite. Atualmente, aproximadamente 19 mil ciclistas praia-grandenses já estão cadastrados.

Esse cadastro é permanente e acontece na sede da Setran, no Bairro Sítio do Campo, ou em condomínios e entidades comerciais/sociais com agendamento prévio através do telefone 3496-5092.