Usafa Santa Marina realiza programação especial para festejar um ano

Unidade atende cerca de 10 mil pessoas

28/6/2017

A unidade de Saúde da Família (Usafa) Santa Marina, no Bairro Anhanguera, completou um ano de sua inauguração e início dos serviços prestados aos munícipes nesta quarta-feira (28). Para festejar a data, uma programação especial foi realizada no equipamento ao longo de todo o dia.
Entre as ações desenvolvidas, destaque para os testes de acuidade visual, orientação sobre saúde bucal e distribuição de kits de higiene bucal. Palestras sobre planejamento familiar e saúde da mulher também fizeram parte da programação.

Pela manhã e a tarde ocorreu a distribuição de bolo e refrigerante para a comunidade que é atendida no local. A unidade contou com uma decoração especial de aniversário com balões de gás e enfeites. Tudo isso foi produzido em trabalhos de grupos organizados pelos agentes comunitários de saúde com os pacientes.

A diretora de serviços da Usafa Santa Marina, Mariana Galvão, analisou de forma positiva o primeiro ano de trabalho da unidade e todas as ações e projetos colocados em prática. “Essa região da Cidade já contava com duas unidades, a Usafa Vila Alice e a Anhanguera. A Santa Marina fez com a população fosse dividida, melhorando a qualidade na cobertura de atendimento”.

Mariana elogiou a atuação da equipe de profissionais. A Usafa conta com residentes dos programas em Medicina de Família e Comunidade e da Multiprofissional. “Essa equipe é muito comprometida e eficiente. Procuramos dar um atendimento diferenciado para os munícipes com o máximo possível de atenção no acolhimento e consultas”.

Dados – A Usafa Santa Marina atende cerca de 10 mil pessoas. São quatro equipes formadas por profissionais que atuam dentro das diretrizes da estratégia Saúde da Família (ESF). Existe ainda o suporte a atendimentos do Núcleo de Apoio da Saúde da Família (Nasf).

A Usafa tem ainda uma Academia de Saúde. Pacientes cadastrados na unidade participam das atividades físicas gratuitas que ocorrem com o acompanhamento de um profissional. O local tem barra vertical e horizontal, barra fixa para apoio, prancha abdominal e espaldar. Todos foram escolhidos de acordo com a portaria número 1.401, do Ministério da Saúde, que regulamenta essas unidades.