Sesap e APAE Praia Grande deverão desenvolver projetos

Instituição contará com série de palestras ao longo desta semana

21/8/2017

A Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande estuda a realização de projetos e ações em parceira com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais da Cidade (APAE PG). O tema foi debatido durante a abertura da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2017 nesta segunda-feira (21), na sede da instituição, localizada no Bairro Quietude.

Ao longo de toda a Semana Nacional a APAE PG terá uma programação especial gratuita. Ciclo de palestras sobre diversos temas será realizado. Nesta segunda, o titular da Sesap, Cleber Suckow Nogueira, abordou ‘Saúde Pública voltada para a pessoa com deficiência’. Na sequência, a assistente social do INSS, Cristiane Santos, tratou sobre ‘Reforma Previdenciária’ e a fisioterapeuta Tatiane Reghin sobre ‘Distrofia muscular de Duchene.

“Praia Grande tem trabalhado para organizar cada vez mais o sistema de Saúde. O foco é na prevenção, evitando assim possíveis doenças e complicações. As pessoas precisam ter hábitos mais saudáveis e praticar atividades físicas”, comentou Suckow na palestra.

O titular da Sesap elogiou o trabalho desenvolvido pela APAE PG. Suckow afirmou que a instituição, por conta dos projetos desenvolvidos, é uma referência para outras que existem na Região. “O atendimento da APAE é multisetorial, envolve saúde, educação, esporte. Temos como meta estreitar os laços, o que resultará em benefícios para os atendidos”.

A Sesap conta com equipamentos direcionados para o atendimento específico para este público. O principal deles é o Centro Especializado em Reabilitação (CER), no Bairro Mirim. A unidade atende pacientes de todas as faixas etárias. Crianças, adultos e integrantes da melhor idade são beneficiados com amplos consultórios e modernos equipamentos destinados ao tratamento em reabilitação, fisioterapia, diagnóstico, avaliação e orientação, dentro de uma estrutura adequada a sua condição física e mental. “Atividades também são desenvolvidas na Usafas e Multiclínicas, com atendimentos e trabalhos em grupo, além das nove Academias de Saúde para as atividades físicas com acompanhamento de um educador físico”, disse o secretário.

O presidente da APAE PG, Robson Molica, enfatizou que a Semana Nacional busca cumprir uma função social de difundir o tema junto as pessoas. “Cada ano estamos evoluindo mais. A inclusão social deve prevalecer. Não se pode ver a deficiência com olhos ruins. Esse panorama vem sendo modificado ao longo dos últimos anos”.

Molica explicou ainda que muitas pessoas procuram a instituição para oferecer ajuda. Não necessariamente esse auxílio deve vir em forma de valores financeiros. “O brasileiro é muito solidário. A ajuda pode ser feitas de várias formas, como serviço voluntário e também contribuições. Interessados devem procurar informações no site (www.apaepg.com.br) ou no Facebook (apaepraiagrande). Independente disso, a APAE está aberta de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, na Rua das Acácias, 302, Quietude”.

Participaram também da abertura da Semana Nacional o deputado estadual, Cássio Navarro, o presidente dos conselhos Municipal da Saúde de Praia Grande e Regional das APAEs da Baixada Santista, Antonio Pio Neto, vereadores da Câmara Municipal, representantes da Associação Comercial praia-grandense, além de familiares e pacientes atendidos na instituições.