Festival SuperEscola de karatê reúne 180 alunos

Evento mostra aos pais de alunos a evolução dos filhos no esporte

24/10/2017

Aproximadamente 180 crianças de 7 a 14 anos participaram do Festival SuperEscola de Karatê, realizado no último sábado (21), no Ginásio Poliesportivo Falcão, no Bairro Mirim. Os participantes são alunos dos polos Magic Paula, Falcão e Rodrigão. O objetivo do evento é mostrar aos pais dos alunos a evolução dos filhos na modalidade.

Outra finalidade é promover a integração entre os vários polos. “Além disso, os festivais são muito interessantes para que o aluno tenha a vivência da luta, disputando com crianças de outros polos. Outro ponto interessante é que a arbitragem está sendo feita por alunos e ex-alunos do SuperEscola”, destacou a assistente técnica pedagógica do SuperEscola, Fernanda Marques. Vale lembrar que nas aulas do programa, os alunos aprendem também sobre arbitragem, inclusive alguns deles já estão trabalhando como árbitros da Federação Brasileira de karatê Shorin Ryu Shinshukan.

Durante o evento, os alunos mostraram sua evolução tanto no kumitê (lutas), como no katá (sequência de movimentos de ataque e defesa). Kelly Alessandra Lopes foi conferir o desenvolvimento de seu filho Guilherme, de 9 anos, que pratica karatê no pólo Rodrigão. “Ele adora as aulas e está sempre animado pra participar, mesmo tendo que acordar às sete horas da manhã. Acho muito bom, pois é uma atividade saudável. Assim, ele não fica muito tempo no celular. E a iniciativa do festival é muito legal, pois motiva ainda mais os alunos a treinarem”, comentou ela.

A aluna Sabrina Nascimento, de 13 anos, treina no polo Magic Paula e também participou do Festival. “O karatê me ajuda a ter mais saúde, mais resistência, mais disposição. E o festival é uma oportunidade de passear um pouco, conhecer alunos de outros polos e perder um pouco do nervosismo e da timidez, pois temos de competir diante do público. Isso melhora nossa autoconfiança”.

Festivais – Até dezembro, a coordenação do SuperEscola realizará outros seis festivais das seguintes modalidades: natação, esportes de quadra, judô, tênis de mesa, taekwondo e jogos de areia.

SuperEscola – Ligado à Coordenadoria de Complementação Educacional, Esporte e Cultura nas Escolas, da Secretaria de Educação (Seduc), o SuperEscola oferece diversas atividades esportivas e culturais no contraturno escolar. Realizado em vários polos espalhados pela Cidade, o programa atende estudantes de Ensino Fundamental de escolas públicas ou particulares, focando suas atividades na promoção de valores, objetivando não a competição, mas proporcionando momentos de integração entre os estudantes, através do Esporte Educacional. Entre as modalidades esportivas oferecidas estão: esportes de quadra (vôlei, futsal, basquete e handebol), náuticos (vela, remo e canoagem), jogos de areia, judô, taekwondo, karatê, esportes de campo, atletismo, ginástica artística, surfe, tênis de mesa e natação. Na área cultural, são oferecidas as modalidades: teatro, musicalização, violão e dança.